Discreto ou espalhafatoso. Não importa. Jamais tente segurar um espirro. Isso pode causar lesões na garganta. Essa semana, um caso ocorrido na cidade inglesa de Leicester ganhou destaque quando um homem de 34 anos rompeu a garganta ao tentar segurar um espirro forte.
Ao fechar o nariz e a boca, o ar ficou sem ter por onde sair. O resultado foi o tecido da garganta se romper. O homem está com dificuldades para engolir e por pouco não perdeu a fala. O caso é raríssimo porque dificilmente alguém consegue realmente impedir o espirro, que vem com força, uma vontade incontrolável. Porém, mesmo assim, os profissionais do Departamento de Otorrinolaringologia do hospital Leicester Royal Infirmary, que atenderam o homem, ressaltam que ninguém deve tentar.
O espirro é quando as vias respiratórias expulsam de forma involuntária uma substância estranha, como poeira ou ácaros. O nariz atua como um filtro do ar que é inalado, fazendo com que a maior parte das sujeiras ou partículas não entre no organismo. Algumas dessas partículas irritam o nariz, ocasionando o espirro.
Impedir a saída do espirro também pode ferir os ouvidos. O ideal é sempre respeitar o próprio corpo e espirrar quando sentir vontade. Sempre utilize um lenço descartável e lavando as mãos posteriormente, para evitar espalhar doenças.