Quem nunca se machucou e ficou na dúvida entre colocar bolsa de água quente ou gelo para aliviar o incômodo? Os dois tratamentos existem e fazem muito bem, porém, em casos bastante distintos. A bolsa de gelo é alternativa, por exemplo, para pancadas, dor de dente ou torções e deve ser colocada sobre o locar ferido o quanto antes. Ele favorece a diminuição do fluxo sanguíneo da região, reduzindo a dor e o inchaço. Já a água quente promove a dilatação dos vasos sanguíneos. Isso significa que é uma opção para quem deseja diminuir a tensão muscular e relaxar. Veja em detalhes:
Água quente
Compressas feitas com água morna aliviam a dor muscular que surge ao longo do tempo. Seu uso é indicado para colocar nas costas ou no peito, embora possa ser colocada em qualquer região do corpo.
Nunca utilize em caso de febre. A compressa morna pode ser utilizada até quatro vezes ao dia, durante 15 a 20 minutos. Deve-se sempre enrolar em um tecido fino, para que não queimar a pele.
Gelo
Colocar gelo é excelente para aliviar a dor após uma pancada. É aquele tratamento rápido que se vê nos intervalos de um jogo de futebol, por exemplo. Regiões como costas, no peito e barriga devem ser evitadas. Quem corre pode fazer uso da compressa fria nas pernas e assim aliviar alguma dor. Já quem sofre de dores crônicas como a da tendinite é um candidato a fazer uso frequente desse “analgésico”. A aplicação na região dolorida deve durar de 15 a 20 minutos.