Em 2018, HM reformará Centro Obstétrico

Em 2017, nasceram no Hospital Montenegro 1.132 crianças. Dessas, 635 vieram ao mundo por cesariana e 497 por parto normal. Só em janeiro de 2018 foram 125 partos no HM (75 cesarianas e 50 normais). Em apenas um final de semana, considerando sexta-feira, sábado e domingo, nasceram 28 bebês. O número se explica porque crianças de várias cidades da região vêm nascer em Montenegro.

Porém, hoje, mesmo com todo esse fluxo de partos, o HM não tem um Centro Obstétrico separado. Os partos ocorrem junto ao Centro Cirúrgico e, comumente, cirurgias precisam ser canceladas pela necessidade de um parto de urgência. Com o valor que virá de uma emenda parlamentar, o quarto andar do HM, que atualmente não é utilizado, abrigará o Centro Obstétrico, o que também melhorará a situação do Centro Cirúrgico.

“Com a adequação do espaço nós teremos melhores práticas. Será um grande ganho ao hospital”, diz o diretor administrativo, Carlos Batista da Silveira. Ele explica que hoje, por questões práticas, oferecer o atendimento ideal é impossível. “O pai quer acompanhar o nascimento. Mas tu tem no mesmo momento várias gestantes na sala, que querem ficar à vontade. Não é adequado”, diz Batista.

Com o novo espaço será oportunizada a implementação de mudanças no atendimento, tornando o momento de dar à luz mais humanizado e individualizado. Cada mãe tem as suas necessidades. “Ao desvincularmos os partos do bloco cirúrgico nós poderemos oferecer um atendimento mais humanizado e com melhores práticas. Teremos a sala de pré-parto, a de parto e a sala de pós-parto. Tudo separado, com mais conforto e privacidade”, destaca o diretor técnico, Fabrício Fonseca.

A emenda vem através do deputado federal Ronaldo Nogueira (PTB), no valor de R$ 500.112,00. O projeto está atualmente aguardando licença da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

Últimas Notícias

Destaques