Coceira por usar biju? O problema é bastante comum

alergia, níquel, bijuterias, jóia, semijoia, Daiana Decusati, dermatolologista
Daiana Decusati, dermatologista
Crédito: reprodução internet

Uma parcela considerável das mulheres já experimentou a sensação – desagradável – de escolher uma bijuteria e ter de tirá-la antes da hora porque ela causa coceira. A má notícia é que não se trata de uma sensação apenas, mas de um problema chamado “dermatite de contato pelo níquel”. A dermatologista Daiana Decusati explica que essa dermatite afeta até 20% das mulheres e que, apesar dos brincos representarem a maior parte das queixas por serem mais sensibilizadores, a gama de produtos que pode despertar o problema é bem mais ampla. Relógios de pulso, botões, alças de bolsas, fechos de sutiã, fivelas de sapatos, cintos, piercings e outros acessórios podem causar o mal-estar.

O problema tem origem num material que a indústria utiliza amplamente na produção de bijuterias, o níquel. “O processo da alergia não é apenas local, existe todo um mecanismo imunológico nesse processo produzindo ativação de linfócitos. Resumindo, o seu organismo e as células de defesa ficam ‘lutando’ contra aquele material”, explica a especialista.

Apesar de outros acessórios também gerarem o problema, os que mais geram reclamação são os brincos
Crédito: reprodução internet

O pior é que não há uma solução ao problema. A única saída é manter a pele afastada da substância que ela rejeita. “Depois de desenvolvida a alergia, a única saída é não utilizá-lo. Há tratamentos para a crise, mas que não podem ser usados todos os dias. O único jeito é utilizar outros materiais, ouro, prata, plástico… e torcer para não ser alérgico a eles também”, esclarece Daiana Decusati.

A solução caseira de passar esmalte no pino do brinco ou na parte de trás do botão da calça para evitar o contato e, assim, não despertar uma crise é bastante utilizada e Daiana confirma que pode auxiliar.

Porém, pode não beneficiar a todos, afinal, o esmalte também é um alérgeno bem comum. “A única alternativa 100% segura é não usar peças que contêm níquel”, finaliza a especialista em dermatologia.

Problema pra rico?
A piada é antiga e, provavelmente, você já ouviu. É que as bijuterias, muitas com níquel, são, obviamente, muito mais baratas que as jóias compostas por materiais nobres como ouro e prata. Mas não se engane, as jóias também podem causar irritação na pele, como qualquer outro produto. A diferença é que a ocorrência de alergia a ouro é muito rara. Uma alternativa para driblar o níquel de uma forma um pouco mais barata são as semijóias, aquelas peças que são banhadas. Mas cuidado, para funcionar elas terão de ser de boa qualidade.

Últimas Notícias

Destaques