A chia – assim como a linhaça – tornou-se queridinha dos fãs da boa alimentação. Sobre as frutas, em pães, em vitaminas ou até mesmo em saladas. Essas sementes oferecem nutrientes e deixam as preparações mais crocantes. Todas essas possibilidades fazem com que seja super simples incluir a chia na alimentação. Confira algumas dicas.
Este alimento é originário da Colômbia e do México e era usado pelos povos que habitavam essas regiões desde 2 mil a.C.
A chia também possui vitaminas do complexo B, zinco, cobre e potássio.
Outro nutriente importante é o ômega 3. Quem está na luta para elevar o bom colesterol deve investir nesse alimento.
Estudos já comprovaram que essa semente é rica em antioxidantes, substâncias que diminuem os radicais livres e inibem a ação de doenças.
É interessante incluir a chia no cardápio de quem busca emagrecer. É porque a semente absorve uma grande quantidade de água e, por isso, forma um gel que ocupa algum espaço no estômago, diminuindo a fome.
Com grande quantidade de fibras, a chia é aliada de quem sofre de prisão de ventre. Ela ainda aumenta a imunidade e favorece a flora bacteriana.
A chia também auxilia na redução do risco de doenças cardiovasculares, por conta do ômega 3, que é capaz de reduzir a inflamação no sistema cardiovascular, evitando o desenvolvimento de doenças como hipertensão.