Canela: um termogênico poderoso

Uma das especiarias mais antigas da história da humanidade, a canela é também um item que não deve faltar na sua alimentação. Originária de uma pequena árvore chamada Caneleira, originaria do Sri Lanka, no sul da Ásia, essa especiaria ganhou o mundo e até hoje tem enorme utilização. Ela é uma das especiarias mais antigas do mundo e podemos afirmar que, com algumas pitadas diárias, é possível ganhar mais saúde.

Nutricionista Geórgia Bachi. Crédito: arquivo Ibiá

Ela deve ser ingrediente no cardápio de quem deseja perder peso. Isso porque a canela entra na seleta lista de ingredientes termogênicos, ou seja, ela aumenta a circulação sanguínea e a temperatura do corpo, acelerando o metabolismo. Assim, sua ingestão faz com que o corpo queime mais calorias. Ela também pode ajudar aqueles que não resistem a um doce. “Uma dica para pessoas que possuem uma grande vontade em consumir doces, é aromatizar 500ml de água gelada com um pau de canela, tornando-a levemente adocicada, facilitando também o consumo de líquidos durante o dia”, indica a nutricionista Geórgia Bachi.

A especialista em nutrição explica que não se deve pensar na canela como um alimento. Isso porque a função dos alimentos está em abastecer o corpo com nutrientes. E essa não é a função da canela. Porém, ela oferece uma série de benefícios enquanto especiaria. “Seu benefício está em auxiliar no combate das infecções bacterianas, fúngicas. Também possui efeito analgésico e auxilia na digestão”, detalha Geórgia.

A canela leva a má fama de ser abortiva. Nesse caso, apesar de muito não passar de boatos sem comprovação científica, é sensato que as gestantes evitem o consumo. Geórgia explica que a crença de abortiva da canela vem da sua capacidade de aumentar a circulação sanguínea, antecedendo a menstruação. Isso é muito diferente de causar um aborto. “Essa crença popular não tem respaldo científico, porém, por ser um estimulante, alguns médicos não recomendam a utilização para grávidas”, diz Geórgia, salientando que as gestantes, por segurança, devem evitar esse chá.

Em pó ou em casca?
Fazer um chá com a canela casca ou consumí-la em pó, polvilhada sobre frutas, por exemplo, traz o mesmo resultado à saúde. O bom é apenas evitar os chás prontos, vendidos em saquinho.

Importante mesmo é não exagerar na medida. O consumo médio de uma colher de chá cheia, cerca de 5g, é o suficiente para se obter os benefícios da canela. Quando consumimos em excesso, é percebido o seu poder analgésico, podendo desta forma ser tóxica para o corpo. Para crianças menores de um ano o consumo não é indica por ter um paladar forte.

Últimas Notícias

Destaques