Existe um conjunto de itens nos automóveis que precisam de atenção periódica, em geral com prazo de 8.000 quilômetros rodados, garantidores que o condutor não vai ficar empenhado. O investimento em troca de peças é, certamente, muito menor do que o prejuízo do veículo quebrar. E na Kranz Pneus a equipe faz o “checklist” de graça. Não apenas do conjunto roda e pneus, mas também suspensão, freio, filtros, troca de palhetas dos para-brisas e de óleo.
O gerente da loja, Felipe Berg, assinala que, sobretudo, está se falando de segurança; além de economia de combustível. No caso dos pneus, a verificação primordial é o desgaste da banda de rodagem através do controle TWI. “E é importante também ver se está usando o pneu de acordo com o carro”, destaca. Usar uma peça que não é adequada ao modelo e característica do veículo reduz o seu tempo de desgaste e aumenta o consumo de gasolina; além de ser arriscado.
A ação seguinte é a já conhecida calibragem, dentro dos padrões especificados pelo manual do proprietário do veículo. E não é demais lembrar que os mesmos cuidados devem ser dispensados ao estepe. “Até é bom encher ele um pouco mais, pois perde ar com o tempo dentro do porta-malas”. E mesmo que o metal das rodas seja realmente muito mais resistente do que a borracha dos pneus, os especialistas da Kranz também revisam a situação de sua estrutura, à procura de fissuras, desgastes das bordas ou se foram entortadas por pedras, degraus ou buracos.
“Vamos alinhar. Este é um elemento de segurança importantíssimo”, alerta Berg. Superada esta etapa, vem a geometria, balanceamento e rodízio do conjunto. O gerente reitera que a ação de encher os pneus (a cada 15 dias) tem norma. Vazio aumenta o atrito com o solo e o consequente gasto de combustível.
Todavia, muito cheio não reverte este problema. Ao contrário! O conforto fica comprometido, pois não absorve as imperfeições do piso. Isso resulta em batidas que comprometem a durabilidade de outros componentes. Nessas condições, os pneus também sofrem desgaste irregular só no centro; e perdem também aderência.
Checklist dos conjuntos
Entre as peças que sofrem com pneus vazios ou exageradamente cheios está a suspensão. O check-list da Kranz inclui verificar amortecedores, pivôs e buchas. Novamente a atenção maior deve ser dada ao fator segurança, que apenas uma suspensão em ótimo estado garante.
Na lista de itens a serem revisados estão ainda óleo do motor; sistema de freio – pastilhas, disco e fluído –; filtros de ar, de combustível e de óleo. O proprietário deve ainda ver condições das luzes do carro; além de correias e água do motor. (RE)