Atenção aos itens do carro que te mantém no rumo

Existe um conjunto de itens nos automóveis que precisam de atenção periódica, em geral com prazo de 8.000 quilômetros rodados, garantidores que o condutor não vai ficar empenhado. O investimento em troca de peças é, certamente, muito menor do que o prejuízo do veículo quebrar. E na Kranz Pneus a equipe faz o “checklist” de graça. Não apenas do conjunto roda e pneus, mas também suspensão, freio, filtros, troca de palhetas dos para-brisas e de óleo.

O gerente da loja, Felipe Berg, assinala que, sobretudo, está se falando de segurança; além de economia de combustível. No caso dos pneus, a verificação primordial é o desgaste da banda de rodagem através do controle TWI. “E é importante também ver se está usando o pneu de acordo com o carro”, destaca. Usar uma peça que não é adequada ao modelo e característica do veículo reduz o seu tempo de desgaste e aumenta o consumo de gasolina; além de ser arriscado.

A ação seguinte é a já conhecida calibragem, dentro dos padrões especificados pelo manual do proprietário do veículo. E não é demais lembrar que os mesmos cuidados devem ser dispensados ao estepe. “Até é bom encher ele um pouco mais, pois perde ar com o tempo dentro do porta-malas”. E mesmo que o metal das rodas seja realmente muito mais resistente do que a borracha dos pneus, os especialistas da Kranz também revisam a situação de sua estrutura, à procura de fissuras, desgastes das bordas ou se foram entortadas por pedras, degraus ou buracos.

“Vamos alinhar. Este é um elemento de segurança importantíssimo”, alerta Berg. Superada esta etapa, vem a geometria, balanceamento e rodízio do conjunto. O gerente reitera que a ação de encher os pneus (a cada 15 dias) tem norma. Vazio aumenta o atrito com o solo e o consequente gasto de combustível.
Todavia, muito cheio não reverte este problema. Ao contrário! O conforto fica comprometido, pois não absorve as imperfeições do piso. Isso resulta em batidas que comprometem a durabilidade de outros componentes. Nessas condições, os pneus também sofrem desgaste irregular só no centro; e perdem também aderência.

Checklist dos conjuntos
Entre as peças que sofrem com pneus vazios ou exageradamente cheios está a suspensão. O check-list da Kranz inclui verificar amortecedores, pivôs e buchas. Novamente a atenção maior deve ser dada ao fator segurança, que apenas uma suspensão em ótimo estado garante.

Na lista de itens a serem revisados estão ainda óleo do motor; sistema de freio – pastilhas, disco e fluído –; filtros de ar, de combustível e de óleo. O proprietário deve ainda ver condições das luzes do carro; além de correias e água do motor. (RE)

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