O Inverno está chegando! Pelo menos pelos próximos três meses as temperaturas por aqui devem ser bem baixas. Há quem goste e há quem odeie a estação, mas de um jeito ou outro, alguns cuidados precisam ser tomados nessa época. Com os bichinhos de estimação, não é diferente. Cuidado com a tosa, cama, vacina, água e banho são alguns pontos em que precisamos nos ater para preservar a saúde dos animais, especialmente na estação mais fria do ano.
Cuidado com o frio
O mais importante é deixar a tosa para o Verão. Após isso, mas não menos importante, atente para a caminha do seu pet, a protegendo do contato direto com o chão frio e úmido. Não se esqueça de disponibilizar cobertores ou mantas para se aquecerem. Para o banho, escolha um horário de sol. A água pode ser aquecida, mas cuidado para a temperatura não queimar o animal. Depois, seque-o com secador de cabelo, se possível, para que sua pele não fique úmida. Roupinhas são bem vindas para animais de pelagem muito fina como é o caso dos cachorros de raça pinscher, pug ou linguicinha, por exemplo. Alguns gatos se sentem desconfortáveis de roupa, já outros, se adaptam super bem.
Vacinas
Várias doenças acometem os animais mais facilmente no Inverno, principalmente pneumonias, que podem ser das mais leves como também mais graves. Por isso, mantenha a carteirinha de vacinação em dia para evitar sustos.
Estimule a prática de exercícios
Os animais que ficam dentro de casa no Inverno costumam comer e dormir, assim, por preguiça, não se movimentam muito, principalmente os gatos. É essencial estimular a prática de exercícios com brincadeiras, corridas e passeios ao ar livre, que devem ser feitos em horários mais quentes do dia, entre 11h e 15h, assim eles pegam menos frio.
Água
Pode não parecer para a gente, mas no Inverno o nível de desidratação dos animais tende a aumentar bastante. Por isso, sempre deixe um potinho com água por perto.