A exposição itinerante “Água: Essência da Vida” chegou a Montenegro nesta semana e foi aberta com a presença de autoridades locais. A instalação é um conjunto de 38 obras que abrangem várias linguagens no âmbito das artes visuais contemporâneas, tais como objeto, instalação, pintura, ilustração, ação, videoarte, arte sonora, projeção, fotografia, desenho e arte têxtil. Ela é feita por diferentes artistas gaúchos.
De acordo com a organização, a mostra trata-se de um convite para que, por meio da arte, a sociedade se sensibilize a participar da trajetória em favor de um ideal que respeita a vida e a harmonia com o meio ambiente. Na cerimônia, o prefeito Carlos Eduardo Müller falou sobre preservação. “A água é fonte da vida. Não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos. Nós dependemos dela para viver. Por isso temos a obrigação de preservar esse recurso natural único e essencial a todos os seres vivos do nosso planeta”, disse.
Durante a abertura da exposição, que integra a Semana Municipal da Água, também houve a apresentação de um sarau de música clássica promovido pela Fundarte. A mostra estará aberta para visitação até o dia 16 de novembro, com entrada gratuita. Saindo de Montenegro, as obras irão para a cidade de Farroupilha, em nova exposição.