Casa, comida e boa companhia

É tudo o que a gente precisa para ser feliz no inverno. Se a casa estiver aconchegante, a comida quentinha e a companhia apaixonada então, aí a época mais fria do ano passa a ser o paraíso. Mesmo quem não é muito fã do inverno concorda que essa é a época mais romântica do ano, em que todos estão mais abertos a oferecer e receber calor humano. Frio pede abraço, carinho e aconchego.

Tem amor que vem na forma de uma xícara de chá. Outros são entregues ao abrir de um vinho, de preferência acompanhada dos sabores típicos da estação. Quem sabe uma sopa servida no pão ou degustar uma fondue a dois? Pratos que ficam mais saborosos se degustados pelo casal.

É nesse clima que as salas de estar com lareira tornam-se as mais desejadas. Chegar a casa, acender o fogo e sentir o calor se embrenhar por todos os cômodos é um prazer à parte. Até mesmo a chuva, que em dias normais parece atrapalhar, na hora de aproveitar o clima invernal, oferece ao cair no telhado a trilha sonora perfeita para ficar em casa, sob o cobertor e bem acompanhado, assistindo um filme ou seriado.

Pra não errar na harmonização
Apesar do Rio Grande do Sul ser o principal produtor de vinhos do Brasil e, muito devido ao clima, por aqui, a bebida ser bastante consumida, grande parte dos gaúchos tem dúvidas ao escolher um rótulo. A boa notícia é que para apreciar um bom vinho não precisa ser especialista na bebida. Quer entender o básico para escolher bem ao olhar a carta de vinhos de um restaurante ou planejar aquele jantar romântico em casa? Basta seguir algumas regras básicas para combinar os sabores.

Tinto: vão melhor com carnes, mas são muito versáteis;
Tinto seco leve: carnes vermelhas fritas ou grelhadas, frango assado ou cozido, pizzas, bacalhau ou paella são boas opções;
Tinto seco encorpado: carnes assadas e queijos como o brie e o camembert caem bem;
Tinto leve: massas com molhos leves;
Tinto encorpado: queijos duros, como o provolone;
Tinto seco: massas com molho de tomate, de ervas ou molho condimentado, além de queijos amarelos, como o parmesão e gouda, e frios em geral combinam;
Vinho Branco: peixes e frutos do mar vão bem;
Vinho Rosé: são ótimos com carnes magras grelhadas, frango assado, verduras gratinadas e massas italianas;
Espumante: utilize junto de aperitivos ou harmonizando com queijos de massa branca, peixes fumados e aves assadas;
Vinho do Porto: frutas secas, bolos, queijos azuis, sorvetes e sobremesas são boas combinações.

Estação mais elegante do ano
Conforme as temperaturas vão caindo, as camadas de roupas vão aumentando e a elegância do vestuário também. Não à toa, essa é considerada a época em que a elegância impera, especialmente pelas mulheres. Botas, sapatos abertos com meia-calça, casacos grossos e acessórios como luvas, mantas e boinas dão aquele clima de inverno ao visual.
E para as mulheres amarem o inverno por completo, ainda há mais duas vantagens. As roupas, bem mais estruturadas, não deixam em evidência aquela gordurinha insistente, que a academia – ou a falta dela – não conseguiu eliminar. E a maquiagem? Essa não se desmancha nos primeiros minutos ao sol.

Tendência romântica para elas
O inverno 2017 está particularmente romântico. É que a moda feminina nessa estação tem duas tendências que agradam quem aposta num visual mais doce. A chamada “gola laço” está bombando em muitos looks, seja num estilo mais social, em camisas combinadas com saias lápis e sapatos de salto alto, ou numa combinação despojada que mistura muitas cores.

O romantismo também surge nas vitrinas femininas na forma de estampas florais. Nessa temporada elas estão revisitadas, mais artísticas e mescladas a babados e mangas volumosas. A tendência com looks mais românticos acerta em cheio quem curte aquele visual com um toque retro.

Xadrez e verde militar também pra eles

O Greenery é a cor de 2017. Desde que o outono começou, as vitrinas ficaram cheias de casacos, vestidos, blusas e calças femininas que apostam no verde. E se para as mulheres a tendência militar fica restrita ao tom e não à estampa, nos looks masculinos o camuflado também aparece.

Novidades a parte, existe um coringa no guarda-roupa masculino que volta com tudo nessa estação. O xadrez aparece tanto nas tradicionais camisas, combinadas com peças mais grossas e de tecidos diferenciados, como o couro, até em peças de alfaiataria, acessórios ou calçados.

Tricô é a cara da estação
Na temporada de frio o tricô é sempre uma tendência. E nesse ano aquelas peças com “cara de vó” ganham ares fashionistas. Muitas blusas trançadas ou feitas em pontos bem abertos ganham as ruas, combinadas com peças bastante pesadas, feitas com fios quentes. Nos dias mais quentes é possível recorrer ao decote ombro a ombro, uma lembrança deixada pelo verão. Já nos dias de frio intenso, as capas, golas e casacos pesados se destacam.

As cores musgo e neutras – do preto e marrom até os vários tons de bege – são as preferidas. Esse inverno também traz muitas cores frias. As malhas cinza chamam a atenção. A aposta principal é a da mistura de texturas. Uma blusa de tricô usada em combinação a uma calça de couro é a cara do inverno 2017. Os fashionistas apostam também em malhas no estilo retrô. Aquele blusão que parece ter sido feito de forma artesanal pode complementar os looks mais interessantes.

Últimas Notícias

Destaques