O filme de terror “Bird Box” foi lançado pela Netflix em dezembro de 2018 e tem chamado a atenção dentro e fora do serviço de streaming. Foi reproduzido mais de 45 milhões de vezes na primeira semana, sendo o maior número de visualizações nos primeiros sete dias de uma produção original da companhia.
O longa, baseado no romance de mesmo nome do autor Josh Malerman e dirigido por Susanne Bier, mostra a luta de uma mãe solteira para salvar seus filhos de uma presença monstruosa. A melhor maneira de se proteger é evitando contato visual, usando vendas nos olhos, até em momentos onde é necessário ver. O sucesso do filme fez com que os fãs criassem, na internet, o “Desafio Bird Box”, onde tentam recriar as condições adversas às quais os personagens são submetidos.
Ao redor do mundo, fãs do filme já foram vistos caminhando vendados nas calçadas e se aproximando perigosamente do tráfego nas vias. Em casos mais extremos, acidentes de carro já foram causados por pessoas que cobriam os olhos com peças de roupas e tentavam conduzir o automóvel, fazendo com que autoridades locais e a própria Netflix precisassem se manifestar em relação ao desafio, alertando os entusiastas a “não pararem no hospital por causa de memes”.
No Brasil, não há nenhuma ocorrência de acidentes relacionados ao desafio ainda, mas é sempre importante tomar cuidado para não colocar a própria segurança e a de outros em risco. Segundo as autoridades, há a necessidade de ter cautela se houver o desejo de participar do desafio, além da consciência de quais são as atividades possíveis e seguras a serem realizadas. As que envolvem direção de veículos são proibidas por lei, inclusive.