Campanha contra Poliomielite e de Multivacinação começa na segunda, dia 8

Nesta segunda-feira, 8, inicia mais uma campanha de multivacinação e de imunização contra a Poliomielite. As ações vão até o dia 9 de setembro. Neste período, a comunidade deverá procurar as quatro unidades de saúde do município que possuem salas de vacinas, sendo a UBS Centro, na Ramiro Barcelos; a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na Campos Netto; e os postos da Germano Henke, na ERS 124; e da Industrial, na rua José Luiz. Ainda, em 20 de agosto, um sábado, ocorre o chamado dia D, quando as doses serão aplicadas em todos estes locais, das 8h às 16h.

De acordo com a enfermeira Nicole Ternes, chefe do Setor de Imunizações da SMS, durante a campanha, todas as crianças de um a cinco anos devem ser imunizadas contra a “paralisia infantil”. Já os bebês de zero a um aninho receberão as doses que estiverem em atraso de acordo com o calendário vacinal.

Nicole alerta que, neste período, crianças de zero a menores de 15 anos devem comparecer às unidades de saúde para verificação da caderneta de vacinas e, se necessário, atualizar os esquemas incompletos ou em atraso. Além disso, adolescentes de 13 e 14 anos que ainda não fizeram a aplicação de uma dose de Meningo C deverão recebê-la. Após o período de campanha, a vacina não será mais disponibilizada nesta faixa etária. É importante lembrar que não será mais necessário manter intervalo entre a vacina contra a Covid-19 e demais imunizantes.

O que é a poliomielite?
Também chamada de pólio ou paralisia infantil, a poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos. Os sintomas mais frequentes são febre, mal-estar, dor de cabeça, de garganta e no corpo, vômitos, diarreia, constipação, espasmos, rigidez na nuca e até mesmo meningite. Nas formas mais graves instala-se a flacidez muscular, que afeta, em regra, um dos membros inferiores. Lembre-se: a vacinação é a única forma de prevenção da poliomielite.

Importância da multivacinação
A multivacinação tem como objetivo oportunizar o acesso às vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação da Criança e do Adolescente, atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas vacinais e homogeneidade, diminuir a incidência e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação das doenças imunopreveníveis nas crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Manter a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes em dia é um desafio e uma questão de saúde pública, visto que doenças como o sarampo, a meningite e a caxumba afetam a saúde desses grupos etários, que também são importantes transmissores dessas doenças.

Últimas Notícias

Destaques