Agroindústrias familiares levarão produtos e experiências ao Pavilhão
O Pavilhão da Agricultura Familiar (PAF) chega aos seus 25 anos nesta 47ª Expointer, que começará no sábado, dia 24. Em 2024, serão 413 empreendimentos, 41 expositores a mais dos que 372 presentes no ano passado. O número de empreendimentos liderados por mulheres também cresceu. Em 2024, serão 217, superando os 148 do ano passado. Estarão presentes, ainda, 126 jovens na liderança de empresas; em 2023, foram 87. O espaço também contará com 69 estreantes.
Diretamente de São José do Hortêncio, a Agroindústria Knob’s Haus faz sua segunda participação na maior feira agro a céu aberto da América Latina. “Há uma mudança, em especial porque o produto cria visibilidade, tem acesso a novos clientes, com isso também aumenta a rede de lojas que procuram o produto”, avalia seu diretor, Jairo Knob.
Novamente a expectativa é boa, em especial porque as geléias da Knob’s Haus são um produto natural, sem aditivos químicos, produzido na nossa propriedade familiar, do plantio das frutas até a agroindústria. Veja mais participantes no box.
Pareci Novo bem representada
O município terá três representantes na Agricultura Familiar; iniciando pela experiente cooperativa Companheiros da Natureza com seu suco de bergamota orgânico feito na hora. Também de Pareci e com produto de beber, a Cachaçaria Hartmann estará no espaço das agroindústrias e, novamente, no estande da Associação dos Produtores de Cana-de-açúcar e seus Derivados no Rio Grande do Sul (Aprodecana).
Quem estará pela primeira vez é a artesã Iolenize Krein, que apresenta os produtos da Linhas do Tempo, focados na meditação e espiritualidade. “Será minha primeira vez. Estou debutando na Expointer com 67 anos”, vibrou. Ela está na banca 326, que dividirá com seu filho, o escultor Carlos Rodrigo Krein, e amiga artesã Márcia Diedrich. “A minha expectativa é de conseguir visibilidade, principalmente um caminho para outras exposições grandes”, definiu.