Um grupo de 13 prefeitas e prefeitos no Vale do Caí levou nesta segunda-feira, dia 29, a pauta das tarifas dos pedágios ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). A agenda com o conselheiro Cezar Miola foi solicitada pela deputada estadual Sofia Cavedon; que recebeu ainda vereadores, secretários, procuradores municipais e representação da Comissão de Moradores de São Sebastião do Caí. O resultado foi considera muito produtivo pelo prefeito daquela cidade, Julio Cesar Campani.
O conselheiro ouviu as argumentações dos chefes de Executivo a respeito dos valores que a comunidade em geral considera elevados (R$ 12,30 na ERS-122 no Caí e R$ 9,00 na ERS-240 em Capela) e o impacto que estes trazem ao cidadão e as economias das cidades. Campani revela que Miola solicitou então que a Amvarc (Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí) – que liderou a comitiva – elabore relatório de reivindicações.
“Para que ele possa, à luz deste documento que vamos entregar, subsidiar a equipe técnica de seu gabinete”, explica Campani. O plano é o Jurídico do Tribuna usar isso como embasamento, além de analisar cláusulas dos editais e do contrato de licitação, e a Legislação vigente, para avaliar a crise de forma técnica. O grupo teria saído esperançoso, devido tanto pela acolhida quanto pelo conhecimento específico do conselheiro Miola.
A deputada afirma que “prioridade e aprofundamento” foi o compromisso assumido pelo Tribunal em relação a possíveis irregularidades e abusos na implantação das praças Free Flow. “Trouxemos para o doutor Miola elementos fáticos, como a majoração dos valores que afetou também fortemente os caminhoneiros”, ressalta Sofia Cavedon. Ela está esperançosa que o órgãso indique a suspensão do sistema atual da concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) e determine ao Estado que construa alternativas. A comitiva presente enfatizou a necessidade do Free Flow ser implantado em sua essência, a fim de que seja feita ‘justiça tarifária’.
Terceira manifestação
No próximo dia 19 de maio as comunidades da região pretendem fazer nova manifestação contra os valores das tarifas. Será no quilômetro 30 da ERS-240 – entre Capela de Santana e Montenegro – a partir das 15 horas. Além da redução, o grupo insistirá na isenção para moradores