O Sicredi, instituição financeira cooperativa, encerrou sua participação na Conferência Mundial do Woccu (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito), maior encontro do segmento no mundo, realizado em Nassau, nas Bahamas. Uma comitiva de 134 integrantes, entre dirigentes, executivos, colaboradores e associados ao Sicredi, se uniu aos cerca de 2 mil representantes de cooperativas de crédito de mais de 50 países para uma extensa agenda sobre iniciativas que podem melhorar a vida das pessoas por meio do cooperativismo.
O Sicredi levou à Conferência 11 projetos desenvolvidos por colaboradores e associados e dois deles foram premiados no WYCUP – World Council Young Credit Union People, concurso internacional que tem o objetivo de estimular a formação de jovens lideranças e que premia participantes que criaram projetos com potencial de causar influência global no cooperativismo de crédito. A Sicredi Ouro Branco RS apresentou o case das Cooperativas Escolares, mostrando o resultado obtido com os jovens e professores, de sua área de atuação. Representaram a Sicredi Ouro Branco: Everaldo Marini, Assessor Pedagógico; Silvo Landmeier, Vice-Presidente; Margarete Elisa Mallmann, Assessora dos Programas de Relacionamento; e Thaís Christ, Auxiliar Administrativo.
A participação dos jovens e das mulheres no segmento, sustentabilidade, governança e inovação foram os principais eixos temáticos das atividades que contaram com a presença do Sicredi durante a programação. “Foi uma oportunidade para apresentar ao mundo o que estamos fazendo no Brasil e entendermos de que forma as cooperativas estão atuando fora do país em campos muito como o da tecnologia, do marketing e da sustentabilidade, por exemplo”, resume Manfred Dasenbrock, presidente da SicrediPar e conselheiro do Woccu.