Roda de Mate Doce reúne 1ª Prendas Mirins da 15ª RT

Tradicionalismo. Evento é preparatório ao concurso geral de prendas mirins, que ocorrerá em Bagé, no mês de maio

No fim da tarde de ontem, a Estação da Cultura recebeu a 1ª Roda de Mate Doce da 15ª Região Tradicionalista (RT). O evento foi organizado por Marina Laux da Silva, de 12 anos, e 1ª Prenda Mirim da 15ª RT. Trata-se de uma preparação para que, em maio, em Bagé, com outras 30 candidatas, ela tente trazer o título de 1ª Prenda Mirim estadual para sua Região. Participaram da organização Ana Carolina de Freitas da Conceição, de 12 anos, a 2ª Prenda Mirim da 15ª Região Tradicionalista; e Gabriela Klein Knapp, de 12 anos e 3ª Prenda da Mirim da 15ª Região Tradicionalista.

O evento – 2ª Ação do Projeto CTG Núcleo de Fortalecimento da Cultura Gaúcha – reuniu antigas Prendas Mirins de diversas instituições tradicionalistas da 15ª Região Tradicionalista. “Desejamos fazer um resgate das prendas mirins em que elas pudessem contar como foi cada um dos seus prendados”, relara Marina.

Estiverem presentes representantes que cumpriram prendado de 1994 até os dias atuais, das diferentes cidades que integram a 15ªRT. “Com esse projeto ela completará o relatório que é entregue ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), numa preparação para a escolha estadual”, explica Andréia Martins, diretora Cultural da 15ª RT. Marina está cumprindo sua preparação cheia de expectativa. “Espero voltar tendo conseguido o título, independente do número”, diz ela, sabendo que a tarefa não é fácil.

Mas a escolha estadual envolve bem mais requisitos. Além dos projetos que precisam ser cumpridos, é necessário passar por algumas etapas. É feito uma prova escrita que avalia os conhecimentos das representantes de cada região tradicionalista. Também são avaliadas questões artísticas, a candidata integrará uma mostra folclórica e passará por prova oral.

Últimas Notícias

Destaques