Duas pontes desabaram com as enchentes na região
Existe uma preocupação com relação ao estado das pontes e galerias das rodovias e estradas da região. Durante as últimas inundações, pelo menos duas pontes desabaram no Vale do Caí. Uma delas foi em Tupandi, na ligação com Harmonia, no último sábado, 25. A Prefeitura já iniciou a reconstrução.
Outra foi levada pela correnteza do rio Caí na localidade de Picada Cará, em Feliz, no dia 2 de maio. Militares do Exército, de Santa Catarina, estiveram na última semana fazendo o levantamento do local visando a construção de uma ponte provisória na ligação com Linha Nova, através da VRS-843. E em 12 de maio cedeu o pilar central da ponte sobre o rio Caí na BR-116, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, no trecho que também serve de ligação do Vale do Caí com a Serra.
No trecho da ERS-240, junto da divisa entre Montenegro e Capela de Santana, chegaram a ocorrer interrupções no trânsito neste mês de maio para reparos nas pontes, danificadas pela correnteza das inundações. Também ficou bloqueado por cinco dias a rodovia no quilômetro 20 devido ao rompimento das duas pistas, causado pelo colapso no sistema de drenagem. A concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) informa que dispõe de uma equipe de engenharia capacitada para o trabalho nas chamadas artes especiais, em viadutos, pontes, passarelas e túneis.
“São realizadas, de forma rotineira, inspeção nas cabeceiras, com plano de trabalho definido para este fim, e a partir deste plano são identificadas as necessidades de melhorias tanto nas cabeceiras como nas próprias estruturas das pontes para garantir a segurança dos clientes”, informou a CSG.
Pedido de vistoria
Outras travessias também causam preocupação, entre elas as pontes estreitas da localidade de Matiel, na divisa entre Pareci Novo, Harmonia e São Sebastião do Caí.
Principal ligação entre os municípios do Vale do Caí, as pontes estão em condições precárias. Chegou a ser estipulado um limite de passagem de caminhões de até 15 toneladas, devido aos problemas estruturais, mas falta fiscalização. Por isso a Câmara de Vereadores de Pareci Novo encaminhou, na última semana, um ofício ao diretor-geral do Daer, Luciano Faustino da Silva, solicitando uma minuciosa vistoria técnica na ponte sobre o rio Caí. “A enchente avassaladora trouxe uma enorme quantidade de entulhos carregados pela correnteza que destruiu as margens e tudo que alcançava pela frente”, justificaram os oito vereadores que assinaram a solicitação. “Manifestamos a nossa preocupação com o estado desta ponte, de 53 anos considerando o impacto que toda esta ação da natureza causou na estrutura da ponte e o considerável número de veículo, principalmente caminhões pesados, que trafegam pela mesma”, completa o ofício, que ainda alerta sobre o risco de acidentes.
O vereador Fábio Diemer, que foi o proponente da solicitação, afirma que a vistoria é necessária até para evitar uma tragédia, além do risco de interromper a principal ligação entre os municípios. Ele entende que a inspeção deve ser estendida as outras duas pontes. O mesmo pensa o prefeito de Harmonia, Ernani Forneck, que nesta semana também encaminhou um ofício ao Daer para que seja executada a avaliação das pontes da ERS-124.