Reformas. Instituições de ensino passaram por melhorias durante as férias
Na próxima semana, as centenas de alunos que fazem parte da rede municipal das cidades de Brochier, Maratá, Pareci Novo e São José do Sul retornarão às salas de aula para mais um ano letivo. Confira mais informações sobre a volta às aulas em cada um dos municípios:
Brochier
A Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Sapatinho de Cristal retomou suas atividades no dia 4 deste mês, já com as três novas salas em funcionamento e contemplando as crianças que se encontravam na fila de espera.
As aulas do Pré A desse educandário terão início no dia 20 de fevereiro, próxima quarta-feira, junto com as escolas municipais de Ensino Fundamental Emílio Bauer, Leonar Ricardo Bauer e Professor Jorge Felipe Allebrandt.
Nesta semana, os professores estão em formação e também realizando reuniões e atividades nos educandários. De acordo com a secretária municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Claudine Haupenthal, o projeto Arco-Íris, desenvolvido no contraturno escolar, também retoma suas atividades no dia 20.
Conforme a secretária, além de as caixas d’água passarem por limpeza e as escolas serem dedetizadas, melhorias foram promovidas. Na EMEI Sapatinho de Cristal, a obra de cobertura do pátio interno já está em andamento.
Já a EMEF Emílio Bauer passará a ocupar o novo prédio, que foi concluído e cercado ano passado. Na EMEF Leonar Ricardo Bauer, onde também foi feito o cercamento em 2018, está em andamento a instalação de um acesso coberto na entrada da escola. A pracinha infantil também será pintada e está em execução a melhoria na avenida Emancipação, que dá acesso ao educandário.
São José do Sul
As aulas do Ensino Fundamental em São José do Sul serão retomadas na segunda-feira, dia 18. No entanto, a Escola Municipal de Ensino Infantil Laranjinha, a Creche Laranjinha, retomou suas aulas ainda no dia 6 deste mês.
A principal novidade é justamente no educandário infantil, onde está sendo realizada obra de ampliação de duas salas, bem como a colocação de forro no saguão, pintura externa do prédio e implementação de duas áreas para recreação, sendo uma externa e outra interna. A obra tem um custo total de R$ 153.800,22, pago com recursos federais. A obra iniciou em janeiro e tem prazo de 90 dias para ser entregue, no entanto, a expectativa é de que esteja finalizada até o final desse mês.
Maratá
A Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Descobrindo a Vida retomou as aulas no dia 4 de fevereiro. Já as escolas de Ensino Fundamental regidas pelo Município retornam nesta segunda-feira, dia 18. Durante o mês de janeiro e ainda em fevereiro, todas as escolas municipais passaram por reformas e adequações, segundo informação da secretaria municipal de Educação e Cultura. Entre as melhorias estão pinturas, adequações dos espaços internos e também aquisição de equipamentos. A desinsetização e limpeza das caixas de água das escolas também foram realizadas. Veículos utilizados para o transporte escolar também foram devidamente revisados para iniciar o ano letivo em dia. Além disso, servidores das escolas e professores passaram por capacitação. Conforme a secretária Clarine Pittelkow Luft, as escolas municipais de Maratá oferecerão oficinas variadas no contraturno escolar em 2019, como artesanato, canto-coral, língua Alemã, teatro e banda marcial. Para as Séries Finais do Ensino Fundamental também serão oferecidas aulas de agroecologia, informática e de iniciação científica. “Na Educação Infantil será priorizado um atendimento de qualidade, o ‘cuidar-educando’. Além da rotina diária serão oferecidas oficinas de recreação, atividades físicas, hora do conto e musicalização, essenciais para o desenvolvimento das crianças”, destaca Clarine. Ela salienta o fato de o Município começar o ano letivo sem fila de espera na Educação Infantil.
Pareci Novo
As escolas municipais de Ensino Fundamental retomam a aula dia 20, quarta-feira. No entanto, a Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Professora Elisane Schneiders Lucktmeier voltou a atender suas turmas uma semana antes, já recebendo crianças a partir do dia 13.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Carla Specht, foram realizadas pequenas reformas e manutenções em todas as escolas. No entanto, ela salienta que obras maiores estão licitadas para ocorrerem na EMEF Catharina Fridolina Weissheimer e na EMEF José Pedro Mendel.
Sobre as novidades que os alunos da rede municipal podem esperar, Carla diz que se vive, na Educação, num tempo de muito estudo e garante que toda a rede está envolvida na construção do currículo à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).