Linha Nova oferece roteiros autoguiados pelas belezas do interior

Guiados por placas, turistas podem escolher entre quatro diferentes passeios

A opção é do visitante: fazer o roteiro a pé, com sua bicicleta ou com o próprio carro. Também é do turista a decisão de qual roteiro tomar: Caminho dos Pinheiros, Caminho das Acácias, Caminho dos Manacás ou Caminho das Paineiras. Definido isso, basta seguir as placas indicativas e apreciar as belezas do interior de Linha Nova. Autoguiados, os roteiros foram batizados de Spassweg. Traduzindo do alemão, o nome seria “Caminho de diversão” ou “Caminho prazeroso”.

De acordo com o responsável pelo departamento de Turismo da Prefeitura de Linha Nova, Christian Albers, os roteiros autoguiados foram construídos em parceria com a comunidade e lançados em dezembro do ano passado. “Os roteiros foram escolhidos levando em conta a quilometragem e a possibilidade de passar somente em estradas vicinais, sem trilhas, o que facilita a locomoção e o atendimento em caso de alguma necessidade”, destaca. Outro critério obedecido foi o de abranger o máximo de localidades possível.

Nos trajetos, os turistas encontram belas paisagens, casas antigas e cemitérios históricos, além de duas cervejarias, a Praça das Águas, uma associação de artesanato e o Parque Municipal Georg Heinrich Ritter, que possui construções centenárias e é o ponto de partida e de chegada de todos os caminhos propostos. Conforme Christian, há, ainda, no interior de Linha Nova, diversas propriedade com potencial turístico que já vendem produtos agrícolas e manufaturados, como queijos, embutidos e verduras. “Estamos iniciando, junto com o Conselho do Turismo, um trabalho de sensibilização e conscientização destas propriedades para aprimorar este comércio, para que ofereçam banheiros, por exemplo, e para que possam receber ainda melhor os visitantes”, revela.

Para melhor atender ao público, um trabalho para que os estabelecimentos comerciais e propriedades do interior se apropriem dos roteiros está sendo realizado. A ideia é incentivar os proprietários a usaram as rotas para ampliar sua oferta de atrativos e produtos. Além disso, segundo o responsável pelo departamento de Turismo de Linha Nova, o Executivo já estuda expandir os Spassweg.

A meta é ampliar o número de roteiros e, se obter autorização de proprietários e encontrar uma forma eficiente de mantê-las limpas, criar trilhas curtas ao redor da área central. “Isto está sendo estudado e será feito com calma e com base no retorno que recebermos em relação aos roteiros já ativos”, salienta o responsável pelo departamento de Turismo da Prefeitura de Linha Nova.

Junção de ideias levou à criação do Spassweg
A criação do Spassweg teve origem em duas experiências. Em 2017, quando o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Loreley, de Linha Nova, esteve na Alemanha, chamou atenção dos seus integrantes a existência de diversos caminhos, trilhas e roteiros autoguiados. Inclusive, alguns deles eram vendidos e operados por agências de turismo e passavam por várias cidades. “Foi muito interessante ver esta forma de fazer turismo, em harmonia com a natureza, lá na Europa”, explica Christian Albers.

Mais recentemente, em maio de 2019, foi apresentado pela Emater-RS/Ascar, no 2º Fórum Municipal de Turismo de Linha Nova, o caso dos caminhos autoguiados no Vale do Taquari. “Juntando estas duas inspirações e mais algumas sugestões e ideias de pessoas da comunidade e da Administração Municipal, chegou-se a este formato e ao nome”, afirma o responsável pelo departamento de Turismo da Prefeitura de Linha Nova.

A cidade está localizada a cerca de 80 quilômetros de Porto Alegre. O acesso é feito pela ERS 122, até Feliz, e depois pela ERS 452.

Resposta do público à iniciativa tem sido positiva
Apesar de não ter recebido diretamente retorno de algum visitante, seja pelo site ou pela página no Facebook da Prefeitura, Christian revela que o feedback indireto – por meio do comércio local ou postagens em redes sociais – tem sido animador. Tal movimento permite concluir que a iniciativa está dando certo, observa o responsável pelo departamento de Turismo. “Mas claro que, sendo uma experiência inédita na cidade e talvez no Vale do Caí, sempre podem haver melhorias e adequações”, afirma. “Contamos com sugestões e dicas dos usuários”, reforça Christian.

Saiba mais
– Interessados em realizar os roteiros podem baixar o mapa de cada um deles no site da Prefeitura de Linha Nova, através do link http://www.linhanova.rs.gov.br/web/spassweg.
– Na mesma página, também podem ser encontradas mais informações e detalhes sobre o projeto Spassweg e seus roteiros.

Últimas Notícias

Destaques