Gestores se reúnem e discutem problemas na saúde pública

Encontro que ocorre mensalmente foi realizado ontem em Montenegro

O Espaço Cultural Braskem, na Estação da Cultura, recebeu na tarde de ontem o encontro mensal realizado entre gestores da saúde de 15 municípios do Vale do Caí e do Taquari. A reunião contou também com a presença de representantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Vale do Rio Caí (CIS/Caí) e do Hospital Montenegro (HM). Na pauta, entre outros assuntos, estava o debate de onde seria a referência de consultas e cirurgias eletivas da região.

Secretária de Saúde de São Pedro da Serra e presidente do grupo de secretários de Saúde da Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (Amvarc), Silene Cornelius Auler, destacou que os encontros mensais servem para a troca de experiências e também para que os municípios vizinhos conheçam a realidade um do outro. “É uma reunião de capacitação”, apontou. Já tendo trabalhado na 1º Coordenadoria Regional de Saúde, Silene observou que a região conta com um atendimento diferenciado e organizado do que outras partes do Estado.

No entender da presidente, a principal dificuldade enfrentada pelo Vale do Caí na área da saúde é a busca por referência de alta complexidade. De acordo com Silene, atualmente as instituições de referências encontram-se em municípios da Grande Porto Alegre e também em Caxias do Sul. “Queremos tentar tirar isso do grande centro de Porto Alegre”, destacou.

Também presente no encontro, o prefeito em exercício de Montenegro, Carlos Eduardo Müller, o Kadu, disse que é importante se fazer uma planejamento de saúde regional e de longo prazo. O chefe do Executivo montenegrino observou que há sobrecarga na área da saúde e pediu que os secretários fossem realistas com a situação para os gestores de cada município para que estes pudessem estar a par do que realmente acontece.

Últimas Notícias

Destaques