Houve intervenção em dois traçados, concessão de outro e um segue sem melhorias
Em junho de 2021 o Governo do Estado anunciou o investimento de milhões de reais em diferentes vias da malha rodoviária estadual através do programa Avançar. Entre os trechos a serem contemplados estavam quatro de grande importância para Montenegro e região: o traçado da ERS-411 entre Maratá e a RSC-287, passando por Brochier; o trajeto da ERS-124 entre Harmonia e Montenegro; a rota da ERS-124 entre a RSC-287 e o Polo Petroquímico; e o traçado da RSC-287 entre a ERS-411 e a BR-386.
Do anúncio para cá, houve intervenções em dois desses trechos, um foi concedido à iniciativa privada e outro segue esperando por melhorias. A rodovia que segue no aguardo por obras mais profundas é a ERS-411, que liga Montenegro a Maratá, passando por Brochier. De acordo com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), o trecho recebeu manutenções preventivas de tapa-buracos e roçadas no final de 2022.
No entanto, não há previsão de quando irá ocorrer uma intervenção mais profunda. “O Daer está aguardando a renovação dos empenhos para validar o investimento de R$ 2 milhões e, assim, dar sequência nas atividades de reconstrução em pontos críticos, fresagem e reperfilagem e sinalização horizontal”, afirma a autarquia.
Recentemente, a prefeita de Maratá, Gisele Adriana Schneider, esteve na sede da autarquia para cobrar a realização de melhorias na rodovia. Lá, ela recebeu a informação de que outras estradas estão recebendo obras no momento e que após a conclusão nesses locais a força de trabalho deve ser direcionada para a ERS-411.
“Estamos constantemente contatando o Estado, a secretaria estadual e o Daer, responsável pela execução”, enfatiza a prefeita. Gisele ressalta que a rodovia em questão é de grande importância para Maratá e região, uma vez que é utilizada para o escoamento da produção e turismo e pela proximidade que dá para com a Capital e Região Metropolitana.
Traçado da RSC-287 foi concedido
Na época do anúncio dos investimentos, foi informada a destinação de R$ 2 milhões para obras no trecho da RSC-287 entre a ERS-411 e a BR-386. No entanto, o traçado acabou sendo incluso no bloco 3 do programa de concessões de rodovias e está sob responsabilidade da concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) desde fevereiro deste ano. O traçado apresenta rachaduras, trilhos de rodas, ondulações e buracos.
De acordo com o Programa de Exploração da Rodovia (PRE), só estão previstos grandes investimentos na rodovia – como duplicação e melhorias no acostamento – a partir do sétimo ano de concessão. No entanto, segundo a CSG, intervenções de menor vulto podem ocorrer antes desse período.
Trechos da ERS-124 foram os que recebem melhorias
Conforme o Daer, os traçados que receberam investimentos foram os da ERS-124. No trajeto entre Montenegro e Harmonia foram investidos R$ 2,6 milhões do programa Avançar para a realização de melhorias no pavimento, abrangendo fresagem em pontos críticos, aplicação de capa asfáltica, além de reparos na cabeceira de uma ponta e sinalização provisória horizontal. Tais obras foram realizadas em junho do ano passado. No entanto, a rodovia ainda apresenta alguns problemas na pista de rodagem e sofre com a falha na sinalização horizontal em diversos trechos, principalmente entre Pareci Novo e Harmonia.
Já o traçado da ERS-124 entre a RSC-287 e o Polo Petroquímico recebeu investimento de R$ 1,7 milhão em julho de 2022, segundo o Daer. Conforme a autarquia, foram executados serviços de reconstrução de pista em locais críticos, fresagem com recomposição em locais de trilho de roda e pavimento desgastado, roçadas, limpezas e sinalização horizontal. No entanto, ainda hoje, o trecho apresenta buracos e ondulações na pista, ainda que em menor número do que outras rodovias.