Produtores orgânicos e agroindústrias de São José do Sul tiveram uma importante reunião na segunda-feira, dia 30, quando se encontraram com o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini. O encontro, que visou promover um diálogo aberto, permitiu que os empreendedores rurais apresentassem demandas e sugestões, bem como esclarecessem dúvidas.
Na reunião, que também contou com a presença do diretor-presidente das Centrais de Abastecimento do Estado do Rio Grande do Sul (Ceasa/RS), Carlos Siegle de Souza, os produtores rurais enfatizaram a necessidade de acesso a medidas que incentivem a expansão das agroindústrias locais. Diante da demanda, os representantes do Estado se colocaram à disposição para manter o contato com os produtores, reforçando o compromisso em trabalharem juntos para fortalecerem as agroindústrias locais e impulsionarem a economia rural.
A representante da agroindústria Delícias Carlotto e integrante da Associação dos Produtores Ecológicos de Dom Diogo (ASPEDD) Taciany Carlotto avaliou que a reunião foi importante pela atenção dada pelo Estado. “Somos uma agroindústria pequena, então nos sentimos agradecidos pela atenção. Temos muita dificuldade em questão de visibilidade e o apoio do Estado nos ajuda muito. O olhar pro pequeno faz a diferença na agricultura familiar”, afirmou.
Segundo a prefeita de São José do Sul, Juliane Maria Bender, entre os temas tratados esteve o do acesso dos produtores locais às feiras da Capital. Também foram debatidos programas e projeto do Governo do Estado, bem como discutida a possibilidade de liberação de recursos para a organização de uma feira orgânica durante a 2ª Gutes Fest, que acontece em abril de 2024.
Além dos produtores orgânicos e representantes de agroindústrias, também participaram do encontro o vice-prefeito de São José do Sul, Laerte Junges; secretários municipais; o presidente da Câmera de Vereadores, Gustavo Rohr; o presidente do Conselho Municipal de Turismo e produtor da DCor Antúrios e DCor Sabor e Cia, Pedro Ivo Hartmann Filho; a gerente do Sicredi de São José do Sul, Clarenice Lindemann Klein; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São José do Sul, Rudi Colling; representantes da Associação dos Produtores Ecológicos de Dom Diogo (ASPEDD); a representantes da Emater-RS/Ascar.