Balanço. Na metade do mandato, prefeito comemora avanços já conquistados pela sua gestão e projeta mais melhorias
Iniciando os dois últimos anos de mandato, o prefeito de São José do Sul, Silvio Inácio de Souza Kremer, vê com bons olhos os avanços alcançados nos primeiros 24 meses de sua gestão. De acordo com o chefe do Executivo, o foco de sua administração no primeiro ano de mandato estava na busca de recursos estaduais e federais para a aquisição de equipamentos e a realização de obras. “A gente trabalhou bastante pensando no reaparelhamento da máquina pública”, garante.
Nesse sentido, Silvio aponta conquistas como a renovação da frota municipal e do parque de maquias com a compra de novas máquinas e veículo, como dois novos ônibus escolares. Essas aquisições, junto com a reformulação da lei de incentivos ao produtor rural, permitiram ao Executivo um maior investimento no setor primário da cadeia produtiva. “Estamos trabalhando forte na agricultura, que é o nosso carro chefe, no setor de terraplanagem”, garante Silvio.
O prefeito espera, em virtude da reformulação da distribuição do bônus e incentivos, aumentar a arrecadação do Município nos próximos anos. “São incentivos dos quais, de repente, a nossa administração não vai colher os frutos”, observa. No entanto, ele garante que sua gestão está preocupara com o futuro de São José do Sul. “Tu sempre tem que estar olhando lá na frente”, afirma.
E é olhando para o futuro que Silvio planeja importantes para a infraestrutura da cidade. Ele aponta que nos primeiros meses de seu governo conseguiu dar seguimento a uma obra na Transcitrus que estava parada desde 2010 e que acabou sendo concluída em fevereiro de 2018, com o asfaltamento de um trecho de um quilômetro na localidade de Uricana. O próximo passo será dar seguimento às obras na rodovia no sentido de Harmonia.
Na área da infraestrutura, o prefeito também comemora melhoras na rede elétrica realizada pela RGE Sul após diversas reuniões. “Quando a gente assumiu fizemos várias reuniões com a AES Sul que não renderam frutos para a gente. Agora, retomamos o contato com a RGE Sul e eles já fizeram obras de grande valia para nós”, conta. Outro avanço que deve ocorrer em breve é a expansão da rede de fibra ótica para o interior de São José do Sul. No entanto, o Município segue enfrentando problemas com telefonia. “A gente está preocupado e em cima, sempre cobrando e trabalhando. Com a RGE estamos colhendo os frutos”, reforça.
Expectativa por pavimentação de ruas e mudanças na saúde
Entre as melhorias ainda desejadas está a pavimentação de diversas ruas em diferentes bairros de São José do Sul. Isso seria possível, como explica Silvio, através de uma lei, aprovada na Câmara, que prevê a parceria entre moradores e Prefeitura para a realização de tais obras. “Neste ano nós vamos reunir o pessoal dos bairros e ver quem tem interesse”, adianta. Conforme Silvio, a lei prevê que a pavimentação comunitária deve ser aprovada por 70% dos moradores da rua.
Outra área na qual Silvio pretende realizar avanços é a Saúde. Conforme o chefe do Executivo, alguns progressos já foram feitos, com a compra de novos veículos para a pasta e equipamentos para o posto de saúde da sede. “A gente está lutando agora para conseguir um médico pelo programa Mais Médicos”, afirma. Além disso, Silvio revela o desejo de ampliar o horário de atendimento no Centro de Saúde. A ideia é manter o espaço aberto até as 20h.
“Não tem que estar o prefeito toda hora correndo a Brasília”
Ciente de que a melhor forma de se conseguir verbas para realizar grandes obras é indo até Brasília, de gabinete em gabinete, buscar emendas parlamentares, Silvio critica a forma com que os impostos retornam para os Municípios e, consequentemente, para a população. “Os nossos impostos vão para lá e, quando tem crise e tem que cobrir um rombo aqui e um lá, esse dinheiro que poderia retornar para nós para aplicarmos numa melhor qualidade de vida da nossa população acaba não vindo”, comenta. Ele reforça ainda sua visão de que se o Estado e a União “vão mal” os Municípios enfrentam a mesma situação.
“Não tem que estar o prefeito toda hora correndo para Brasília com o pires na mão, de gabinete em gabinete”, critica Silvio. Para tanto, ele espera que o presidente Jair Bolsonaro e o governador Eduardo Leite consigam fazer mudanças para que o retorno aos Municípios seja otimizado. Além disso, o prefeito espera que ambos os eleitos em 2018 consigam fazer com que Estado e País voltem a crescer.
Para Silvio, a crise é geral. No entanto, é possível combatê-la com gestão. “A gente faz o planejamento de qualquer compra. Em qualquer aquisição cuidamos, vamos atrás de preços e fazemos o controle”, garante. Entre os lemas da gestão de Silvio está o de gastar menos e ter mais eficiência na prestação de serviços e na aquisição de equipamentos. “Financeiramente, estamos bem com as contas”, assegura o prefeito.