Peça reúne moradores de diversas cidades que se formaram na Uergs
No próximo dia 29 (sexta-feira) a companhia MC Produções Culturais será a voz, o corpo, a arte do Vale do Caí em um dos mais tradicionais eventos do Rio Grande do Sul. A companhia, formada por artistas formados na Uergs (ainda em Montenegro), e que são moradores de diversas cidades do Vale, leva ao palco do 31º Porto Alegre em Cena a peça “O Caminho Inverso”.
A produtora é sediada em São José do Sul e tem mais de 10 anos na estrada da arte, formada por “filhos da Uergs de Montenegro”, como define seu diretor, Marcos Cardoso. Ele recorda também do início da MC, que foi através de oficinas de teatro em São José do Sul. Hoje, passada uma década sob os holofotes, a produtora distribui ao Vale do Caí expertise em dança, teatro, música, cinema, e ainda em Educação, sendo a responsável pelas oficinas ministradas no Cras naquela cidade.
“O foco principal, nos últimos anos, está sendo a produção de espetáculos”, assinalou Cardoso. São, de fato, 05 anos nesta atividade, o suficiente para ter vasto portfólio criado em feiras do livro, mostras pedagógicas, abertura de eventos municipais e espetáculos em datas especiais como Páscoa e Natal.
Um enredo sempre atual
A peça “O Caminho Inverso” foi selecionada entre outras inscritas ao POA Em Cena; uma escolha que, na visão de Cardoso, se deve muito à temática do autoconhecimento e da busca constante da humanidade pela felicidade. “É um espetáculo que fizemos em parceria com o Cras de Maratá; e nossa primeira circulação foi para os grupos de idosos do Município”. Mas, para surpresa de todos, também tem impactado muito no público adolescente. Havia a intenção de não se restringir em faixa etária, mas o retorno desta parcela tem sido satisfatório ao grupo.
Sobre o storyline, o diretor explica que acompanha a vida de três jovens inquietos e insatisfeitos, em busca de reconhecimento, dinheiro e realização. Quando já não vê mais sentido nesta busca, o trio vai a um retiro espiritual, onde encontra um velho sábio. O anfitrião lhes impõe desafios, e depois da superação lhes entrega um objeto mágico que tem o poder de indicar o caminho à felicidade. Cardoso aponta que ao longo do roteiro os personagens trazem o questionamento “o que é mais importante? correr atrás de um objetivo ou desfrutar este caminho?”
Serviço
Peça “O Caminho Inverso”
31° Porto Alegre em Cena – Festival Internacional de Artes Cênicas
Quando: Dia 29 de novembro, 18h
Onde: Casa de Cultura Mario Quintana/ Teatro Carlos Carvalho
Classificação indicativa: 12 anos
Ingressos
R$ 40,00 (inteira)/ R$ 20,00 (meia)
Ficha técnica
Elenco: Lucas Hensel, Samuel Vier, Thaís Pegoraro e Marcos Cardoso;
Texto: Thaís Pegoraro;
Direção: Marcos Cardoso;
Cenário: MC Produções Culturais;
Figurinos: Rose Pegoraro;
Customização: Tuti Kerber;
Maquiagem: Thaís Pegoraro;
Composição musical: Lucas Hensel;
Produção Musical: Samuel Vier;
Fotografia: Emely Horbach;
Filmagem: Daniel Guterres (Ello Mídias)
Produção: MC Produções Culturais