O Executivo salvadorense lançou uma campanha para estimular a arrecadação no município. O propósito da ação é estimular o crescimento de Salvador do Sul diminuindo a sonegação e aumentando o retorno do ICMS. Nos últimos 16 anos, o índice de arrecadação caiu vertiginosamente e em uma prévia do percentual para o ano de 2017, divulgado pela Secretaria Estadual da Fazenda, o valor adicionado de Salvador do Sul é de 0,116511. A maior queda ocorreu entre os anos de 2003 a 2005, representando 25% menos de arrecadação. Essa queda refletiu na perda de R$ 2 milhões aos cofres públicos.
Para melhorar essa situação, a Administração Municipal lançou a campanha “É tempo de contribuir”, em que prestadores de serviço e consumidores são responsáveis pela emissão e solicitação da nota fiscal. “Criar a consciência de que a nota fiscal deve ser emitida tem que ser corriqueira, mas se não acontecer, o cidadão tem o direito e o dever de exigir. Essa simples ação vai colaborar com valores revertidos ao município, onde o dinheiro repassado será utilizado para benefícios à população”, salientou o prefeito Marco Aurélio Eckert.
A campanha contará com diversas ações orquestradas pelo Poder Público Municipal em conjunto com o comércio, produtores rurais, escolas municipais e cidadãos, que juntos deverão exigir sua nota fiscal, garantindo a arrecadação de impostos que reverterão em obras e investimentos no município. Uma das ações é estimular a participação dos cidadãos no programa da Nota Fiscal Gaúcha. Além de contribuir com o Estado e melhorar na arrecadação de impostos, o cidadão que se cadastra colabora com uma entidade social e ainda participa de sorteios de prêmios em dinheiro. Para estimular a adesão de mais pessoas e, ao mesmo tempo, desencadear uma verdadeira onda de solidariedade, a Administração Municipal está se colocando à disposição para que os contribuintes façam seu cadastro na prefeitura.