“Me chamou muita atenção um aluno que disse assim: ‘professora foi a primeira vez que eu li um livro do início até o final’”. A declaração da professora de Língua Portuguesa e Literatura da Escola Estadual de Ensino Médio São Francisco de Assis, Simone Reinheimer Kochenborger, 28 anos, resume a importância que o projeto desenvolvido por ela este ano teve na vida de seus alunos. Intitulada “São Francisco em Quadrinhos”, a ação aconteceu de 1º de junho a 10 de julho, e agora Simone é uma das finalistas do Prêmio RBS de Educação, promoção Grupo RBS e Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, na categoria “Escola Pública”.
Conforme Simone, as seis turmas de 1º ao 3º ano dos turnos da tarde e noite da escola participaram do projeto, que iniciou com a pesquisa sobre personagens clássicos das histórias em quadrinhos (HQs), como Garfield, Mônica e Snoopy, e leitura de HQs. Após, os estudantes realizam diversas atividades como produção textual, confecção de personagens em EVA, escrita de história em quadrinhos e palestra com o escritor Gelson Weschenfelder, que teve suas obras “Filosofando com super-heróis” e “Cinema, quadrinhos e essa coisa chamada filosofia” lidas pelos alunos.
A professora diz que o objetivo principal do “São Francisco em Quadrinhos” era incentivar os alunos a ler. “A gente começou com os quadrinhos para despertar (o interesse)”, destaca. Segundo ela, na época filmes de super-heróis, como o da Mulher Maravilha, estavam em alta. Simone lembra que todo o ano projetos de leitura são realizado, mas há sempre alunos que são resistentes e não se interessam pelo tema. “Então a gente foi buscar alguma coisa que fosse incentivar eles”, afirma.
Simone garante que os alunos gostaram do projeto e que já vê mais estudantes lendo pela escola ou com livros em suas mochilas. Ela analisa que além de ser mais visual, o HQ também é mais fácil e rápido de ler, o que agrada os jovens. “E tem a questão do humor que eles gostam”, destaca.
Natural de Pareci Novo e ex-aluna da escola São Francisco de Assis, Simone diz que está muito contente por ser uma das finalistas do prêmio e afirma estar contanto com grande apoio dos seus pupilos. “Os alunos estão enlouquecidos votando, eles ficaram muito faceiros”, garante. Quem quiser ajudar a professora na disputa pode votar no seu projeto pelo site http://www.premiorbsdeeducacao.com.br/.
Confira um vídeo feito pelos alunos para explicar mais sobre o projeto “São Francisco em Quadrinhos”