A empresa Sesagro Serviços e Comércio Ltda. recebeu a portaria que concede a ela o direito de uso ao Módulo 3 do prédio público conhecido como incubadora industrial. Ela irá produzir cortinas plásticos para aviários e pocilgas, revender ferragens e efetuar a montagem de aviários e pocilgas. A ação sacramenta o incentivo cedido pela Prefeitura à empresa e aprovado pela Câmara de Vereadores no final de agosto.
O incentivo se dará por cinco anos, podendo ser prorrogado por igual período, levando-se em consideração a geração de empregos e o retorno de tributos diretos e indiretos. Tal prática é prevista na Lei Municipal 1.729/2009.
Segundo a secretária municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Juliana Arnhold, o prédio é, atualmente, ocupado por três empresas. “O prédio era anteriormente utilizado em sua totalidade pela empresa Harts Natural, após a sua saída do Município, decidimos dividi-lo em três módulos para darmos oportunidades a mais empresas”, revela. No entanto, ceder espaço na incubadora industrial não é a única ação de incentivo que a Prefeitura pode fazer, destaca a secretária.
Há a possibilidade de conceder incentivos para instalação ou ampliação de empresas por meio do pagamento parcial ou total de aluguel de prédios ocupados pelos empreendimentos. “Há vários quesitos que levam em conta a concessão do incentivo, sendo os principais, o retorno que a empresa dará ao Município e a geração de empregos, nem sempre é pago em sua totalidade”, explica Juliana sobre esse tipo de incentivo.
Uma das empresas que usa desse incentivo é a Inova Agro Soluções Agrícolas Ltda., que teve aprovado incentivo mensal de R$ 2.000,00 para pagamento de aluguel durante dois anos. O recebimento do valor está condicionado ao compromisso de a empresa favorecida, que comercializa defensivos agrícolas, adubos, fertilizantes e corretivos de solo, manter suas atividades no Município por um período mínimo de cinco anos, sob pena de ressarcimento do valor total recebido aos cofres públicos municipais corrigido pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM) caso isso não seja cumprido.
De acordo com a secretária Juliana, a ideia da atual gestão é trazer novas empresas e valorizar as que já estão instaladas no Município. Ela destaca que a Administração Municipal adotou como política a realização de visita aos empresários locais para entender suas necessidades. “Não adianta fazer um trabalho sem ter contato direto com esses empresários e ver o que eles realmente precisam”, enfatiza.
E os representantes de empresas que tiverem alguma dúvida ou ainda interesse em se instalar no Município, podem entrar em contato pelo celular (51) 9 9629-2521 ou pelo e-mail [email protected]. (ARH)