Serão contempladas famílias severamente afetadas nas enchentes
Pareci Novo foi habilitada pelo Ministério das Cidades para receber 20 casas, por meio do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), do Programa Minha Casa Minha Vida. A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Município trabalha para agilizar a assinatura do Contrato de Repasse com a Caixa, garantindo que as obras comecem o mais breve possível. A responsável pela pasta, Camila Bohn Flores, explica que o critério de escolha dos beneficiados foi estabelecido pelo levantamento da Defesa Civil do município, que cadastrou 21 famílias.
“Estão inscritas para o Programa Compra Assistida do Governo Federal. São famílias fortemente atingidas pelas cheias do Rio Caí”, esclarece. Assim que sair a sinalização para contratação, a Secretaria realizará uma reunião com as famílias junto com a Caixa.
O município adquiriu uma área para a implantação do loteamento, o projeto técnico está finalizado e as obras de infraestrutura logo serão licitadas. “Temos como objetivo zerar o déficit habitacional. Sabemos que a falta de moradia atinge todo o país de forma expressiva, sendo que o município continuará com políticas públicas voltadas para a manutenção de moradias dignas”, declara Camila.
Valores ainda indefinidos
Nesta modalidade, o recurso vem direto para o município construir as casas. Todavia, a secretária salienta que planilha dos valores individuais por unidade do Governo está desatualizada. “Estamos em conversa com a Caixa, que assim que receberem a documentação para a contratação, o município vai ser avisado; então vamos conseguir verificar mais detalhes”, explica.
Entre as informações que serão repassas na reunião estão as possibilidades de adesão. Inicialmente essas famílias estavam enquadradas no “Programa Compra Assistida”, no qual a União adquire um imóvel – de até R$ 200 mil – e repassa ao cidadão. Mas, diante da dificuldade desta oferta em alguns municípios, está acontecendo a revisão à modalidade na qual as prefeituras assumem a obra dos novos lares.