Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Beato Roque e da EMEF José Pedro Mendel irão apresentar no dia 17, quinta-feira da próxima semana, seus trabalhos na 1ª Feira de Iniciação Científica (Feinc). Os 74 projetos serão expostos no Ginásio Municipal Armin Adolfo Heldt, das 8h às 11h30min e das 13h às 16h. A feira é organizada pelas professoras Rosa Helena Marangoni Both e Viviane Aparecida da Silva Morandini.
A secretária de Educação de Pareci Novo, Paula Marnelise Streit, salienta a importância de se investir em pesquisa, na análise de resultados e na busca por soluções. “A Feinc desenvolve o pensar analítico e científico do nosso aluno”, afirma. Ela destaca que a feira transforma-se num evento municipal com a unificação da Betec e da Detec, que ocorriam nas escolas de maneira individual.
“Pensar e organizar um assunto sob a forma científica, bem como defender argumentativamente seu ponto de vista, é preparar o ser humano para investir em si e em seu futuro. Esse é o papel da escola e o sonho da educação”, diz a secretária. Neste ano serão apresentados trabalhos de alunos do 6º ao 9º ano. No entanto, a ideia é expandir a feira para a apresentação de alunos do 1º ao 5º ano e do jardim nas próximas edições.
Para definir o logo da feira, foi feito um concurso. A arte ganhadora foi a produzida pela aluna do 9º ano da EMEF José Pedro Mendel, Bianca Larissa da Cruz.