Caminhando pelos lindos Caminhos de Pareci Novo

VIDA. Evento de Turismo com Saúde recebe “caminhantes” de todo estado

A Caminhada Caminhos de Pareci já é tradicional na cidade no Vale do Caí e no calendário dos grupos de caminhantes no Rio Grande do Sul. Fato confirmado na sétima edição, na manhã de domingo, 24, com a participação de atletas de diversas regiões, que completaram os 9 quilômetros em pouco mais de 2 horas.

Justamente eram de fora os primeiros a chegarem à Rua Coberta, no Centro. As amigas Ana Heloisa Hannich, 61 anos, de Novo Hamburgo, e Ana Maria Miranda dos Santos, 74, de São Leopoldo, integram grupos oficiais em suas cidades. Os eventos destas são focados no urbano, mas visitantes preferem essas que levam aos bucólicos cenários rurais. “Se pode ver nas árvores a quantidade de oxigênio no ar”, descreve Heloisa, pela primeira vez em Pareci Novo.

Ela foi conduzida ao esporte por uma amiga, e por sua vez convenceu Ana Maria a caminhar também. Ela recorda da dificuldade nas primeiras caminhadas, substituída hoje pela necessidade de cumprir um trecho todos os dias. “Não sou uma pessoa que fica sentada”, classificou-se. As duas Anas do Vale do Sinos concordaram ainda que, além de saúde, as caminhadas promovem amizades e festejados re-encontros.

Na Fazenda Dom Oscar, visão privilegiada do Rio Caí

Foi o caso do companheiro Renato Müller, 68, de São Sebastião do Caí, que participa do grupo ‘Caminhantes Caienses’. Há oito anos ele pratica esta modalidade que o passar do tempo impôs, em substituição às maratonas que correu por 23 anos.

No reencontro em frente ao Seminário de Pareci, as amigas observaram que fazia algum tempo que o colega não participava das caminhadas. Müller explicou que enfrentou grave problema de saúde, que assinala ter superado também graças à prática de exercícios. “O médico disse que se eu não fosse um atleta, teria morrido”, afirma o idoso, que puxou as 150 pessoas de ponta a ponta.

Tem mais caminhadas neste semestre
Inclusive, Renato Müller é o organizador da Caminhada da Bergamota, que também percorre o interior de Pareci Novo. Em 2024 será a 6ª edição, no dia 23 de junho, com parte dos 7 km pelo pomar de 5.000 bergamoteiras de Ivair ‘Jacobsen’, no Bananal (mais informações pelo celular/whatsapp (51) 997-34-29-03).

Reencontro: Ana Heloisa, de Novo Hamburgo; Ana Maria, de São Leopoldo; e Renato Müller, de São Sebastião do Caí, foram os primeiros na largada de domingo

O vice-prefeito, Fábio Schneider, ressalta a posição que Pareci alcançou entre estes espostistas. “É uma forma de divulgar a município e revelar as belezas de seu interior, vivendo a experiência de passar por propriedades e pomares”, avalia. A secretária de Turismo e Desporto, Júlia Braga, confirmou a oitava edição para Maio, mas ainda sem dia e roteiro definidos.

A caminhada de domingo cruzou as pelas localidades de Bananal, Várzea do Pareci e Vila Progresso, alternado chão batido com asfalto. Em seu último braço cruzou a Fazenda Dom Oscar, onde os caminhantes tiveram uma visão privilegiada do Rio Caí.

Últimas Notícias

Destaques