Pesquisador marataense participa de conferência latino-americana

Pesquisa do estudante investigou a contratação de professores de música

A Lei Federal 11.769/2008 torna obrigatório o ensino de música nas escolas brasileiras. Questionando-se sobre a efetividade disto, o marataense estudante de licenciatura em Música na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) Christian Miquéias Braun, juntamente com seu colega Bruno Felix da Costa Almeida e sob a orientação da professora doutora Cristina Rolim Wolffenbüttel, realizou a pesquisa “Concursos Públicos para Professores de Música: Uma Investigação no Rio Grande do Sul”. O resultado do estudo será apresentado na XI Conferência Regional Latino-Americana de Educação Musical da Sociedade Internacional para Educação Musical (ISME, na sigla em inglês), que começa hoje e segue até sexta-feira, em Natal, no Rio Grande do Norte.

Conforme o estudante, foram investigados editais de todos os 407 municípios do Rio Grande do Sul, focando na realização de concursos para professores de música. “Ao todo, foram encontrados 133 municípios realizando concursos contemplando professores de música”, aponta Christian, que viajou ontem para o Norte do Brasil com seus colegas de pesquisa.

Christian, que também atua como professor de Música, destaca que o evento oportuniza momento de muito aprendizado, com pesquisas de diversos países do continente sendo apresentadas. “Serão abordados diferentes aspectos da educação musical. Espero, ao encerrar o evento, poder partilhar momentos e experiências, para que, desse modo, acrescente ao nosso município, que ainda está desenvolvendo a educação musical”, afirma.

A XI Conferência Regional Latino-Americana da Sociedade Internacional de Educação Musical é organizada pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em parceria com a Associação Brasileira de Educação Musical. O evento tem com objetivo congregar professores de música, pesquisadores, estudantes e profissionais em geral que atuem no âmbito da educação musical na América Latina. Durante o evento serão articulados a reflexão e o debate do tema geral do evento, a partir da apresentação de trabalhos de pesquisa, relatos de experiências, conferências plenárias, concertos e oficinas.

Últimas Notícias

Destaques