Edição adaptada ganha o tema “Preservando a tradição”
Em Maratá, ano ímpar significa, desde 1991, ano de Oktoberfest. Apesar da pandemia do novo coronavírus, 2021 não será diferente. Com todos os cuidados possíveis e respeitando os protocolos sanitários impostos pela pandemia do novo coronavírus, a Associação Cultural de Maratá (ACM), com apoio da Prefeitura, está planejando uma Oktoberfest adaptada ao tempo pandêmico no qual vivemos.
Comunicado publicado nas redes sociais do Executivo marataense destaca que a festa – que chega à sua 16ª edição – será realizada através de atividades com público reduzido, em ambientes abertos e bem arejados e seguindo os protocolos sanitários vigentes no Estado. “Para a administração do Município de Maratá, é importante dar continuidade à tradição cultural promovida pela Oktoberfest, que traz alegria e preserva o sentimento de pertencimento aos antigos costumes do povo alemão”, diz o comunicado. Por isso, a edição terá como tema “Preservando a tradição”.
“A Oktoberfest 2021 será muito diferente das outras edições, será uma edição para que não se perca a tradição e os costumes do período. Por isso o tema ‘Preservando a tradição’”, reforça o presidente da comissão organizadora da festa e secretário de Turismo e Desporto de Maratá, Alexandro Haupenthal, o Alex. “Queremos contagiar o povo e vestir a cidade de Oktoberfest, por isso a ideia de não deixar passar em branco esta data”, complementa.
Assim, uma programação especial está sendo montada para ocorrer ao longo do mês de outubro. A comissão organizadora planeja momentos culturais, sociais e esportivos. Ocorrerão ações em parcerias com comércio e entidades locais. Entre as atividades planejadas estão caminhadas, concurso de decoração, passeio ciclístico, veloterra, happy hour, jantas e almoços típicos em bares e restaurantes e a Oktoberkinder para as crianças.
Vacinação avançada, atividades adaptadas e atenção aos protocolos
Maratá conta com mais de 70% da sua população já vacinada com a primeira dose contra a Covid-19. Além disso, 40% dos residentes do Município estão completamente vacinados. Esses índices avançados balizaram a decisão de realizar o tradicional evento. Além disso, haverá uma estrita observância dos protocolos sanitários e eventos adaptados em ambientes abertos e com limite de público.
De acordo com o presidente da comissão organizadora, as atividades serão abertas a todos, munícipes e público geral, porém com número limitado e venda somente antecipada de ingressos. “A Oktoberfest 2021 será diferente, não terá multidão no parque municipal, não terá show nacional, porém possui o mesmo intuito de todos os anos: trazer muita alegria para nossa cidade”, afirma Alex. O presidente da comissão organizadora salienta que os eventos serão distribuídos ao longo de todo o mês de outubro.
Alex reforça que a realização das atividades dependerá dos decretos vigentes na data do evento e das restrições necessárias. “A pandemia não acabou, estamos conscientes disso, vamos fazer um evento para que a comunidade seja contagiada pelo que a Oktoberfest proporciona: colocar alegria nas pessoas”, reforça.
Dois eventos já estão confirmados
Dentre os eventos planejados, dois já estão confirmados. São a BierLaufen – A Caminhada da Cerveja e a 2ª Pedala Maratá Ekonova Adventure. Ambos têm vagas limitadas e já estão com as inscrições abertas.
A BierLaufen, uma caminhada de aproximadamente 12 quilômetros por trilhas e estradas, ocorrerá no dia 16 de outubro. No caminho, haverá chopp, dança, música e belas paisagens. São 200 vagas disponíveis para o evento. Interessados devem fazer sua inscrição pelo site https://ekonovaadv.com.br/destinos/trekking/bierlaufen-caminhada-da-cerveja/. Dúvidas podem ser tiradas pelo e-mail [email protected].
Já a 2ª Pedala Maratá Ekonova Adventure acontece no dia 17 de outubro. Com limite de 300 inscritos, o evento conta com três percursos com diferentes tamanhos: 19, 31 e 40,5 quilômetros. As inscrições devem ser feitas pelo site https://ekonovaadv.com.br/destinos/biketour/biketour-pedala-marata/.