Na tarde desta quarta-feira, dia 29, a empresa contratada pelo Daer iniciou uma obra de reconstituição das pistas no Km 1 da ERS-411, como forma de permitir um acesso provisório ao Centro de Maratá e desafogar as vias municipais adjacentes. As informações chegam via Prefeitura Municipal, de que essa primeira intervenção será na drenagem da via com substituição de tubos e limpeza de valas. A segunda etapa avançará para uma obra completa no trecho que colapsou durante as chuvas intensas da primeira quinzena de maio.
Os trabalhos iniciaram tão logo a equipe da empreiteira Giovanella – que tem contrato de conservação da rodovia – finalizou a primeira etapa da reconstituição de trecho desabado na localidade de Costa da Serra, interior de Montenegro (ligação com Brochier). Segundo a prefeita de Maratá, Gisele Schneider, a promessa foi feita durante reunião dos prefeitos com o secretário de Logística e Transporte do Estado, Juvir Costella, e o diretor do Daer, Luciano Faustino, na terça-feira, 28.
No entanto não há prazo para as etapas serem concluídas. O relatório ao Município dá conta que será necessário refazer toda a base da rodovia com pedra rachão, enquanto se acompanha um possível avanço nos deslizamentos nas laterais. “Por enquanto, ainda não sabemos quanto tempo necessitará, pois será uma obra bem complexa”, revela a prefeita, em relação ao projeto completo.