A Mostra de Teatro Independente (Motin), realizada pelo projeto Fábrica de Sonhos, ocorre no próximo sábado, dia 30, em Pareci Novo. Nesta data, das 9h às 22h, nove oficinas serão proporcionadas com temas que vão desde as artes circenses até esportes como o slackline. A mostra, que é realizada pelo projeto Fábrica de Sonhos da Marca Produções Culturais, deve reunir mais de 150 pessoas.
Além das oficinas, a Motin conta com apresentações artísticas, almoço, lanche e uma festa de confraternização. Diversas atrações integram a programação do evento. Entre elas, o grupo Clareira de Teatro com a apresentação da peça Andarilho, vencedora do troféu Tibicuera de Teatro Infanto-juvenil 2016, o Coletivo Órbita, apresentando Corpos em Órbita e Macbeth e o Reino Sombrio, e o grupo Verso Jovem, que faz a trilha sonora da Motin 2017. O evento acontece no Salão Paroquial São José, nas escolas Beato Roque e São Francisco e na Sociedade da Várzea.
Irão participar da Motin alunos das cidades de Farroupilha, Portão e Pareci Novo. De acordo com o coordenador do projeto, Cássio Azeredo, o evento é temático e acontece anualmente. “A cada ano refletimos sobre um tema importante para a formação dos alunos. Este ano a síntese de nossa escola foi a palavra ‘desacomode-se’ tendo em vista a situação social e política do nosso país”, disse. Segundo ele, o projeto oportuniza aos alunos a reflexão sobre essas questões tendo a arte como elemento central na formação de novos transformadores sociais.
O evento é uma realização da Marca Produções Culturais com a parceria das prefeituras de Pareci Novo e Farroupilha e Sesc Montenegro e é restrito aos participantes do projeto, com exceção do espetáculo Macbeth e o Reino Sombrio, do Coletivo Órbita. A apresentação é uma adaptação infanto-juvenil da peça Macbeth, de William Shakespeare, e será apresentada às 13h15min, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Beato Roque. A entrada é franca, a classificação é livre e a duração é de 43 minutos.