Prefeitura de Brochier realiza ações de conscientização sobre direitos dos animais

Ocorrência de casos de abandono e maus-tratos motivou campanha

Quem acompanha os perfis da Prefeitura de Brochier em redes sociais já deve ter observado publicações que tratam dos direitos dos animais e que buscam a conscientização contra os maus-tratos. A ação mais recente foi a publicação do vídeo “Plim Plim e os cuidados com os animais”, produzido pelas empresas Tuti Kerber Produções Culturais e Blue Wolf Produção Audiovisual, que faz parte da campanha contra os maus-tratos que está sendo promovida pelo Executivo.

Tal campanha foi motivada pelos relatos e denúncias que a população local tem feito em relação a animais abandonados, mal cuidados ou em situação de negligência, bem como o aumento de animais pelas ruas da cidade. “As pessoas precisam se responsabilizar pelos animais que adotam, tomar as devidas previdências para mantê-los com saúde e seguros para que não invadam a privacidade de outras pessoas ou que possam causar acidentes”, destaca a equipe da Prefeitura responsável pela campanha.

O vídeo já publicado nas redes sociais será apresentado nas salas de aula das escolas do município no decorrer de 2022. A produção audiovisual procura explicar o que é classificado como maus-tratos e conscientizar as pessoas de que os animais também sofrem e precisam de cuidados do início ao fim da vida. Outras atividades de conscientização também são preparadas. Para além da conscientização, o projeto prevê a possibilidade de parcerias futuras para a realização de um programa de castração de animais de rua e para beneficiar famílias de baixa renda que demonstrem impossibilidade de fazê-lo.

A equipe responsável pelo projeto destaca que não existem em Brochier organizações não-governamentais (ONGs) pelos direitos dos animais nem canil para recolher animais de ruas, bem como não há previsão legal para distribuição de ração ou apoio financeiro até o momento, sendo esse um dos próximos passos para o projeto. “Sabemos que este tipo de ação precisa ser realizado em parceria com a população”, destacam os servidores envolvidos no projeto. Neste momento, o principal trabalho da Prefeitura é de conscientização e criação de políticas públicas relacionadas ao tema.

Vale lembrar que abandono ou maus-tratos de animais é crime. Denúncias de casos de maus-tratos podem ser feitas pelo telefone 181 ou pelo site ssp.rs.gov.br/denuncia-digital. Inclusive, o Município já fez contato com a Polícia Civil local para, juntos, buscar por uma unidade da Delegacia Amiga dos Animais na cidade, tornando mais fácil o contato com a população.

Últimas Notícias

Destaques