Religião. Padre Genico Schneider assume no lugar de Asabido Pedro Ludwig, que irá para Roca Sales
O padre Genico Schneider assume neste sábado, dia 5, como pároco da paróquia São João Batista de Brochier. Sua posse ocorrerá às 19h, na igreja matriz. Com a chegada de Genico, o padre Asabido Pedro Ludwig se despedirá da comunidade brochiense e irá assumir como pároco da paróquia de Roca Sales, no Vale do Taquari.
Genico revela que conhece Brochier apenas de passagem, mas tem boas expectativas quanto ao trabalho a ser realizado no município. “Nesta paróquia, a partir do dia 5, procurarei exercer o meu ministério com humildade e sempre em comunhão com a Igreja”, garante. De antemão, ele também deixa uma mensagem para a comunidade brochiense: “Eu sou padre diocesano e a espiritualidade do padre diocesano se alimenta em Jesus Cristo, o Bom Pastor.
Essa espiritualidade se fundamenta em quatro pilares, que são: a Diocese de Montenegro, o bispo diocesano Dom Carlos Romulo, o presbitério e o povo a nós confiado”. O padre pretende ainda evangelizar a partir de Jesus Cristo na força do Espírito Santo com foco em construir o Reino de Deus.
Antes de ser transferido para Brochier, Genico exercia seu ministério presbiteral como vigário paroquial na primeira semana do mês em Triunfo, na segunda e na quarta semana em Portão e na terceira semana em São Vendelino. Natural de Estrela, ele foi ordenado presbítero em 1988 e atuou ainda em Camaquã, Tapes, Barão do Triunfo, Gravataí, Triunfo, Estrela, São Pedro da Serra e Montenegro.
Se despedindo após quase dois anos de sacerdócio em Brochier, o padre Asabido lembra que também não conhecia muito o município e a comunidade quando assumiu a paróquia. No entanto, destaca que sua recepção foi muito boa e que guardará boas lembranças da paróquia São João Batista.
Dois anos que deixarão muitas lembranças boas
O padre Asabido, que assumirá como pároco da Paróquia São José de Roca Sales, dia 12 deste mês, garante que levará de Brochier boas lembranças após dois anos de convívio com a comunidade. “Tem muitos momentos bonitos. As nossas missas do padroeiro, tanto nas comunidades quanto na igreja matriz, o Corpus Christi, a Semana Santa, a Páscoa, o Natal e o Final de Ano, além de tantos outros momentos que a gente teve, como primeiras comunhões, crismas e visitas do bispo”, elenca. Ele lembra que além dos momentos bonitos, houve episódios mais tristes, como perdas familiares. “Mas a gente sempre esteve presente, acompanhado. São momentos importantes para estar presente do lado da família e demais familiares”, observa.
Entre as boas recordações guardadas por Asabido estão a de sua recepção nas comunidades católicas nas quais ele atuou em Brochier e no interior de Montenegro. Em Costa da Serra, por exemplo, uma faixa de boas-vindas foi colocada na frente da igreja. Já em Serra Velha, os versos cantados pelos ternos de reis encantaram o padre. “Aquele grupo me acolheu cantando”, recorda com alegria.
Antes de atuar em Brochier, o pároco havia passado por outras comunidades menores onde o Dia do Colono e do Motorista é amplamente lembrado. Assim, benzer veículos foi algo com o que Asabido se acostumou. No entanto, dar a bênção a aventureiros e suas motos na Trilha do Carvão e para carretas e bois em carreteadas foi algo novo para ele. “Lógico que vai ficar saudades, vai ficar as lembranças boas e bonitas. São muitos amigos (feitos). Tenho certeza que, se um dia, quiser vir visitar sempre vou encontrar alguém me recebendo e me acolhendo”, reforça.