Vaso auto-irrigável produzido com materiais recicláveis

Já pensou em produzir o seu próprio regador sustentável e, além de economizar, ajudar o meio ambiente? Foi com esse objetivo que a artesã da Associação Montenegrina de Artistas (Amarti) Jaqueline Zibetti do Couto criou, apenas com garrafa pet e um cordão, uma maneira muito simples de regar as plantas criando um vaso auto-irrigável. Para produzir o seu em casa, você vai precisar de uma garrafa pet; ferro de passar; cordão; estilete; tesoura e ferro de solda ou um prego quente.

O mais indicado é utilizar uma garrafa de dois litros. Com o estilete, dê um corte mais ou menos ao centro da garrafa; depois, com a tesoura, corte, separando o bico da parte de baixo. Agora, pegue o ferro de passar na temperatura alta e encoste, as duas partes cortadas da garrafa no mesmo, para arredondar as bordas e tirar as rebarbas, uma parte por vez.

Depois, pegue a parte superior da garrafa, ou seja, a que tem o bico, e com o ferro de solda ou prego quente, faça um furo de tamanho considerável na tampa. Em seguida, passe o pedaço de cordão dentro do furo, pois ele que conduzirá a água para dentro da planta. Junte as duas partes da garrafa, sendo a parte do bico virada para baixo, dentro da parte inferior e está pronto o vaso auto-irrigável. A água deve ficar na medida da tampinha da garrafa. Na outra parte, enche-se de terra juntamente com a planta. Assim, mantendo o vaso com água, você não precisará regar. É importante lembrar que como o vaso é bem acoplado, não há riscos de água parada que possa virar local de foco de mosquito da dengue. (IF)

Últimas Notícias

Destaques