Um futuro mais sustentável passa pelo protagonismo de jovens engajados em temáticas socioambientais. Por isso, é fundamental abordar temas como consumo consciente e sustentabilidade dentro e fora da sala de aula. Foi o que aconteceu com o Programa Edukatu em Montenegro durante 2022. A iniciativa, promovida pelo Instituto Akatu, em parceria com a Braskem, capacitou professores da rede municipal, estimulando atividades que envolveram cerca de 220 alunos em temáticas como gestão de resíduos e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Na última semana, os professores montenegrinos envolvidos no programa receberam seus certificados de participação, além de compartilharem, por meio de encontros presenciais com as equipes de Braskem e Akatu, as experiências adquiridas nas atividades ao longo do ano.
Entre as instituições de ensino participantes, se destacaram a EMEI Emma Ramos De Moraes e a EMEI Adenillo Edgar Rubenich – Tio Riba, esta última com um trabalho intenso em reciclagem e coleta seletiva, que envolve também cooperativas e a comunidade. “Na EMEI Tio Riba, a questão da gestão adequada de resíduos foi bastante trabalhada, estimulando ainda mais a separação dos materiais, como papel, plástico e metais, que já existia na escola”, conta Michelle Ryter Teixeira, líder de projetos de educação do Instituto Akatu.
Segundo ela, ao encerrar este ciclo de capacitação com a formação de educadores em temáticas ambientais, estão contribuindo para difundir e estimular a importância do consumo consciente e da destinação adequada dos resíduos. “As pessoas podem mudar o destino do seu lixo e isso passa por uma mudança de seus hábitos para melhorarmos o nosso planeta”, acrescenta. “Um futuro mais sustentável depende das nossas ações agora e a Braskem tem um compromisso público de atuar pela eliminação de resíduos plásticos no ambiente e, até 2030, retirar 1,5 milhão de toneladas desses resíduos do meio ambiente, destinando à reciclagem”, afirma Daniel Fleischer, gerente de Relações Institucionais da Braskem no Rio Grande do Sul.
As ações do programa ao longo do ano incluíram ainda uma roda de conversa sobre gestão adequada de resíduos, aberta para a população de Montenegro, além de atividades complementares sobre consumo consciente e sustentabilidade com professores da rede municipal e estadual de ensino em Montenegro e Triunfo por meio da plataforma Edukatu. As atividades pedagógicas continuam em 2023, com a formação de novos professores e outras ações envolvendo alunos e comunidade.