O combate ao mosquito Aedes aegypti seguirá acontecendo no município nos meses de janeiro e fevereiro de 2023. No primeiro mês do ano, inclusive, uma parceria entre as Secretarias de Saúde (SMS), Meio Ambiente (SMMA) e Viação e Serviços Urbanos (SMVSUS), realizará vários dias de descarte correto no bairro Ferroviário, em Montenegro.
A ação contra a Dengue, organizada pela Vigilância em Saúde, visa motivar os moradores a realizarem o descarte correto de materiais, para que não sejam colocados na rua ou na coleta seletiva, que não recolhe certos tipos de resíduos. A ação acontecerá no período de 5 a 9, de 12 a 16, de 19 a 23 e nos dias 26 e 27 de janeiro. Na oportunidade, haverá um container na Estação da Cultura para que a comunidade possa realizar o descarte de materiais como pneus velhos, latas de tinta vazias, móveis de madeira de grande porte, sofás, colchões, fogões, geladeiras, vidros, garrafas, tonéis, caixas d´água, isopor, restos de madeira, óleo de cozinha (armazenado em garrafa pet), entre outros.
Segundo o chefe do serviço de Educação Ambiental da SMMA, Ronei Cavalheiro, na ação, não serão aceitas lâmpadas, lixo orgânico e resíduos de saúde. Os horários de descarte serão das 8h às 18h e haverá, em todos os dias, um funcionário da SMMA para monitorar a ação. Segundo Ronei, é importante que o descarte seja incentivado para que esses materiais não fiquem parados ou mal acondicionados, podendo se tornar criadouros de mosquito da Dengue. “É importante que a comunidade aproveite todos esses dias para descartar corretamente esses rejeitos. O descarte correto é uma forma de preservar o meio ambiente”, enfatiza Ronei.
A Vigilância em Saúde também tem atuado, por meio de seus agentes de combate a endemias, visando coibir casos de Dengue na cidade. Durante o verão, inclusive, os agentes farão um horário externo diferenciado. As visitas ocorrerão das 7h às 13h nos bairros. Outras informações nos telefones 3649-1829 (Meio Ambiente) e 3632-1113 (Vigilância em Saúde). (IF)