Ideb: Rio Grande do Sul tem resultado estável nos anos iniciais do fundamental

Ensino médio ficou abaixo da meta projetada

Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram, nessa quarta-feira, 14, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) 2023. De acordo com o indicador, o Rio Grande do Sul alcançou 6 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º), resultado que ficou 0,4 pontos abaixo da meta estabelecida para o estado no primeiro ciclo do Ideb (2007-2021). Nos anos finais (6º ao 9º) do ensino fundamental, o estado alcançou 4,9 pontos e o ensino médio registrou 4,2 pontos, ficando abaixo da meta do Ideb projetada em todas as etapas de ensino.

Apesar de alguns estados terem se destacado nas três etapas avaliadas, o Brasil só superou a meta nos anos iniciais do ensino fundamental. Para o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, o resultado do Ideb reforça a importância de o MEC seguir atuando junto aos estados e aos municípios para a superação das desigualdades educacionais. “Estamos cientes do tamanho do nosso desafio para garantir uma educação pública de qualidade para todos. Por isso, estamos investindo em programas transformadores como o Pé-de-Meia e o Escola em Tempo Integral”, defendeu.

O Ideb é uma medida composta por resultados referentes à aprovação dos estudantes e às médias de desempenho nas avaliações. É calculado a partir dos dados do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica. Varia de 0 a 10, de modo que quanto melhor o desempenho dos alunos e mais alto o número de aprovados, maior é o Ideb.

Últimas Notícias

Destaques