Os jornais que integram a Associação dos Diários do Interior (ADI-RS) — entre eles o Ibiá, com sede em Montenegro e circulação no Vale do Caí — realizaram assembleia geral nesta quinta, no Plaza São Rafael, em Porto Alegre, para eleição e posse de diretoria, filiação de novos jornais e almoço com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edegar Pretto (PT).
Com a presença dos diretores de jornais associados, foi realizada prestação de contas da gestão 2016/2017 do presidente Sérgio Klafke, diretor de Conteúdo da Folha do Mate, de Venâncio Aires.
Também houve a eleição de diretoria, com reeleição do atual grupo. Klafke, reeleito, defendeu a necessidade de unidade cada vez maior entre os diários do interior, que assim como todos os veículos impressos e de comunicação em geral, sentem os reflexos da crise econômica que o país vive desde 2014. “Mas penso que o pior já passou, já temos sinais da economia nacional apontando para uma retomada, assim como os jornais também já sinalizam uma retomada de crescimento”, destacou Klafke.
Durante a assembleia foram filiados três novos veículos: Folha de Quaraí, de Quaraí; O Momento, de Osório; e Diário de Santa Maria, de Santa Maria. Com isso, associação soma 20 jornais com tiragem de 120 mil exemplares/dia.
Durante o almoço, diretores de jornais reafirmaram a defesa da democracia e elogiaram a atuação dos presidentes da AL nos últimos anos. Klafke destacou a importância do Parlamento e sua responsabilidade neste momento de enormes dificuldades no RS.
O presidente da AL, Edegar Pretto, destacou as ações que vem empreendendo na AL, como nome indicado pela bancada do PT para ocupar a presidência e a forma responsável com que trata os assuntos de interesse da sociedade gaúcha.
“A militância nos movimentos sociais me deu experiência de negociação necessária para enfrentar estes desafrios”, disse Pretto.