A Feira Estadual do Artesanato inicia nesta sexta-feira, em Porto Alegre, com a participação de 150 artesãos de diversas regiões do Rio Grande do Sul. A proposta é promover o artesanato como atividade profissional, na geração de trabalho e renda e também de valorização cultural, estimulando a conservação de técnicas e a autenticidade do patrimônio artesanal.
A feira ocorre na Praça da Alfândega, no Centro Histórico de Porto Alegre, até o domingo e pode ser visitada das 10h às 20h. Intitulado Feira Estadual de Artesanato, Diversidade, Cultura e Identidade, o projeto é uma criação da Cooperativa dos Artesãos do Rio Grande do Sul (Cooparigs) e tem financiamento do Pró-cultura RS FAC, da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.
No segmento do Artesanato, a feira é considerada o maior evento cultural no estado e integra, além da exposição e comercialização de artesanato, um conjunto de atividades, como mostra histórica do artesanato no RS; oficinas de técnicas artesanais gratuitas; espaço lúdico voltado para o público infantil; Seminário Estadual do Artesanato do RS; e mini palco para atividades culturais.
“A qualidade dos produtos e as características culturais e artísticas desenvolvidas por nossos artesãos podem ser comprovadas nos 50 estandes desta grande Feira Estadual do Artesanato, que valoriza nossa cultura, inclusive com destaques étnicos e regionais”, ressalta Ivanir Argenta dos Santos, extensionista do Núcleo Social da Emater/RS-Ascar e coordenadora da área de Artesanato e Idosos da Gerência Técnica da Instituição.