Um incentivo para viver sobre duas rodas

Na próxima terça-feira, 20, Montenegro recebe a primeira edição no Vale do Caí da Conferência Estadual Duas Rodas. O evento ocorre no Clube de Regatas Caça e Pesca, localizado próximo à Câmara de Vereadores, às 19hs, e é aberto a ciclistas e população em geral. Não é necessário inscrição.

A conferência é organizada pela Federação Gaúcha de Ciclismo, junto da Associação Ciclística Montenegrina. Serão pauta no debate temas como a mobilidade e o uso da bicicleta no esporte, trabalho, pela saúde e sustentabilidade. Segundo o vereador Cristiano Von Rosenthal Braatz (PMDB), o evento terá modelo “horizontal”, permitindo que todos coloquem suas ideias. “O intuito é levantar o tema da mobilidade, mas também abordar o pedalar como um estilo de vida e como uma tendência crescente”, destaca Braatz. Segundo o vereador montenegrino, em 2016 foram comercializadas 560 mil e a expectativa para esse ano é que 800 mil bikes sejam vendidas no país.

Além da questão esportiva e vinculada à saúde, a atividade busca estimular o debate sobre o uso seguro da bicicleta nas cidades. “A Federação quer atuar como uma entidade facilitadora do uso da bicicleta nas suas diversas manifestações, seja como meio de transporte, opção de lazer e ou atividade esportiva”, destaca o vice-presidente da Federação, Marcelo Sgarbossa, que já foi campeão gaúcho e brasileiro de ciclismo.

Marcelo Sgarbossa, vice-presidente da Federação Gaúcha de Ciclismo

Fator de transformação
As conferências estão sendo realizadas em várias regiões do Estado. Já ocorreram 15 encontros. A difusão da bicicleta como um fator de transformação das cidades e a necessidade de preparar os espaços públicos para a expansão das práticas relacionadas ao seu uso têm surgido nos diferentes encontros.

Vereador em Porto Alegre, Sgarbossa participou de três competições mundiais como ciclista profissional e é um entusiasta da bicicleta. “Como esporte, o ciclismo tem atraído cada vez mais atletas em diferentes modalidades, como Mountain Bike, Ciclismo de Estrada, BMX e Downhill. Mas o uso da bicicleta como meio de transporte também vem se consolidando no Estado, tanto pelos benefícios que traz para a saúde como para a mobilidade urbana”, ressalta Marcelo.

Cristiano Von Rosenthal Braatz, vereador de Montenegro

Vantagens de pedalar para a saúde
— Emagrece: não é à-toa que as academias têm bicicleta ergométrica. Andar em ritmo moderado por apenas 30 minutos pode queimar até 260 calorias;
— Acelera o metabolismo: o organismo continua em movimento horas depois que a pedalada terminou;
— Fortalecimento dos músculos das pernas: a força colocada sobre os pedais contribui no fortalecimento de vários grupos musculares, em especial o das pernas, das coxas e também da região abdominal;
— Melhora o condicionamento físico: andar de bicicleta fará um grade bem a seu fôlego. Subir aquela escada será fácil, além de lhe oferecer resistência;
— Previne doenças crônicas: andar de bicicleta ajuda a manter a intensidade e a frequência cardíaca;
— Protege as articulações: pedalar é um exercício que se pratica sentado, impacto ou sobrecarga nas articulações. É, por isso, um bom exercício aos iniciante ou pessoas com sobrepeso. Assim, não se força as articulações, como ocorria numa corrida ou partida de futebol, por exemplo.

Últimas Notícias

Destaques