Pensa que vacinação é coisa de criança pequena? Não mesmo. Os pais devem ficar atentos para que, mesmo após a caderneta de vacinação dos filhos estar completa – quando eles atingem cinco anos – as doses que ainda faltam sejam aplicadas. Para alguns imunobiológicos, é na adolescência que se encontra a necessidade de realizar doses de reforço, para manter altos os níveis de proteção.
Por isso, uma ação estadual ocorrerá na próxima semana, de 21 a 25 de agosto, realizada pelas secretarias de Saúde e de Educação do RS, com o objetivo de resgatar a cobertura vacinal entre os adolescentes. Montenegro também participa do evento e contará com as quatro salas de vacina preparadas para receber o público alvo, dos nove aos 19 anos, aplicando as vacinas necessárias de acordo com a idade e situação vacinal. É importante que a caderneta de vacinação esteja presente no momento do atendimento, para que se possa fazer a análise e atualização da mesma.
As mesmas vacinas estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde durante todo período do ano. O atendimento em sala de vacina será mantido conforme o horário de funcionamento de cada unidade: ESF1 – Germano Henke, ESF3 – Industrial, SMS/Pediatria – Timbaúva e PAM – Centro.
Serão aplicadas, de acordo com a situação vacinal avaliada de cada adolescente, as seguintes vacinas:
– Hepatite B (o esquema completo deve conter 3 doses);
– Dupla adulto (esquema completo de 3 doses e reforço aplicado a cada 10 anos);
– Febre Amarela (dose única);
– Tríplice Viral;
– Sarampo, caxumba e rubéola – (esquema completo de 2 doses);
– Meningocócica C (reforço para adolescentes de 12 a 13 anos);
– HPV para meninas (de 9 a 14 anos, 11 meses e 29 dias);
– HPV para meninos (de 11 a 14 anos, 11meses e 29 dias).