Segundo caso importado de febre amarela é registrado no RS

Foi confirmado nesta terça-feira (6) o segundo caso importado no ano de febre amarela. Trata-se de um jovem do sexo masculino de 19 anos, residente em São Leopoldo, e que esteve em viagem à cidade de Nova Lima, Minas Gerais, entre o final de janeiro e início de fevereiro.n  O fato foi confirmado pela Secretaria da Saúde (SES), por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS).

Ele chegou a ficar internado, mas já recebeu alta há 10 dias. O primeiro caso importado do ano foi um morador de Jaguarão, que também esteve em viagem a Minas Gerais em janeiro, com a confirmação sendo feita no último dia 21. O Rio Grande do Sul não apresenta registro de casos autóctones (contraídos dentro do estado) desde 2009.

O resultado do exame que confirmou a febre amarela saiu nesta terça-feira (06). Segundo a mãe do jovem, ele teria sido vacinado contra a febre amarela em 2009, embora não haja o registro da dose na carteira de vacinação.

Recomendação à vacinação
A SES recomenda que a população mantenha atualizada a sua vacinação contra a febre amarela, prioritariamente para quem circula ou mora junto a áreas de matas ou tem previsão de viagem para esses lugares, dentro ou fora do Rio Grande do Sul. Quem já tomou ao menos uma dose da vacina conta imunização suficiente para toda a vida, pois a vacina deixou de ter validade de 10 anos e passou a ser dose única.

Últimas Notícias

Destaques