Presença certa nas típicas feijoadas, a couve é um alimento muito saudável e que deve estar presente no dia a dia dos brasileiros. De custo acessível, versátil e cheia de nutrientes, esse alimento pode aparecer do café da manhã – olha o suco verde aí – ao jantar, oferecendo cor, sabor e nutrientes à rotina alimentar.
A couve é um vegetal nativo do Mediterrâneo, levado à Europa por volta de 400 anos antes de Cristo. Nas Américas, acredita-se que a couve já era cultivada antes da chegada dos colonizadores europeus.
Essas folhas verdes pertencem a mesma família da mostarda e do nabo, assim como as folhas da beterraba – um alimento extremamente sub-aproveitado. Seu consumo oferece ao organismo uma grande quantidade de betacaroteno, vitamina C, cálcio e fibras.
A couve oferece proteínas, fibras, cálcio, ferro, variadas vitaminas e minerais que mantêm o organismo em bom funcionamento. É um alimento que oferece saciedade, mesmo tendo poucas calorias.
Os alimentos compostos por folhas verdes, como a couve, são fonte importante de cálcio de origem vegetal. A maioria deles também oferece grande quantidade de vitamina A, que ajuda a proteger o organismo contra graves doenças. Alguns ainda contêm quantidades representativas de magnésio e ácido fólico.
A couve possui luteína e ácido alfa-lipóico. A luteína é um protetor de visão que ajuda a prevenir catarata relacionada à idade. O ácido alfa-lipóico é um antioxidante e ajuda a regenerar as vitaminas C e E no corpo.
Uma xícara de couve cozida oferece ao organismo aproximadamente 63 calorias, distribuídas em apenas 1g de gordura, 5g de proteína e 8g de fibras.
Na hora da compra, escolha as unidades com folhas bem verdes, firmes e lisas. As folhas mais jovens serão mais suave e terão sabor menos amargo.