Funcionando há mais de 30 anos em Montenegro e com aproximadamente 110 alunos, a natação Aguazul trouxe mais uma novidade para a comunidade montenegrina. Com lançamento na última quarta-feira, a metodologia de natação Gustavo Borges faz parte, agora, das atividades oferecidas pelo estabelecimento, juntamente com hidroginástica, hidro jump e hidroterapia.
De acordo com o proprietário e professor de Educação Física William Orth, 32 anos, no programa, o ensino é feito por níveis de aprendizagem.
“As atividades desenvolvidas trabalham adequadamente cada faixa etária e suas particularidades. No total, são 10 níveis, dos seis meses à idade adulta. Cada um deles possui uma cor de touca para diferenciação”, diz o professor. Nas duas primeiras fases, bebê I e bebê II, dos seis aos 24 meses, é necessário acompanhamento de um responsável. E, antes mesmo de ingressar, o aluno faz uma aula experimental para verificar em qual nível deverá seguir.
A metodologia possui ainda uma avaliação a cada três meses, realizada pelos educadores, seguindo orientações do planejamento. Para subir de categoria, é necessário um aproveitamento de 70%. “As avaliações são adequadas a cada nível e feitas através da aplicação de 10 exercícios, onde a evolução das habilidades aquáticas é analisada”, esclarece.
Para o processo de ensino-aprendizagem dos grupos, há todo um suporte de materiais, conforme explica o professor. “Equipamentos, como os que auxiliam na flutuação e na capacidade de braçada e pernada que o exercício requer integrarão as práticas”, afirma.
As aulas seguirão calendário e objetivos semanais, como um planejamento periódico.
Outro destaque é que a piscina terá divisões para trabalhar conforme o nível das turmas, sem que seja utilizado todo o espaço. A escola Aguazul preocupou-se também em disponibilizar modelos de roupas, toucas e óculos para comercialização em seu próprio espaço, visando facilitar a vida dos praticantes. Menos uma preocupação para quem tem o dia corrido e não consegue tempo para procurar pelas lojas da cidade.
Benefícios da natação
William ressalta que a natação é importante para a sobrevivência na água e o desenvolvimento de capacidades do corpo, como a respiratória e a cardiorrespiratória. “Por ser um esporte completo, trabalha exercícios de braços, pernas, além de ser uma atividade sem impacto”, diz. Coordenação e desenvolvimento motor também são potencializados com a prática.
Para a sensação de bem-estar dos frequentadores durante as aulas, a Aguazul investe em ambiente climatizado e vestiário, além de professores capacitados. Ao total, para a metodologia Gustavo Borges, serão cinco educadores, todos com habilitação no curso solicitado pelo programa e graduados em Educação Física. “Cada profissional ficará responsável por um nível”, relata William.
As aulas iniciam na próxima segunda-feira, dia 3. Para informações e inscrições, o contato da Aguazul é 3632-2435 e o endereço é Rua Dom Pedro II, n°138, bairro Rui Barbosa, próximo à rodoviária. O horário de funcionamento é das 7h15min às 20h30min, sem fechamento ao meio-dia.
Níveis e cores
Os 10 níveis são diferenciados principalmente pelas cores de toucas de natação. Cada um
deles possui ainda um mascote e objetivos gerais a serem alcançados com as aulas, além de um cronograma a ser seguido com materiais e exercícios apropriados à idade e suas limitações.
São eles:
Bebê I – 6 a 12 meses – touca branca
Bebê II – 13 a 24 meses – touca branca
Adaptação – a partir de 3 anos – touca laranja
Iniciação – a partir de 4 anos com adaptação ao meio líquido – touca vermelha
Aperfeiçoamento I, II e III – a partir de 6 anos com habilidades do nível iniciação consolidada – toucas verde, azul-clara e azul-royal respectivamente
Equipe – de 8 a 17 anos – touca dourada
Fast-Swim – dos 13 até 18 anos
Adaptação Adulta – Jovem a partir dos 13 anos, sem adaptação na água ou com trauma – touca preta
Iniciações – Jovens a partir dos 13 anos e adultos com pouca experiência aquática – touca preta
Condicionamentos – Jovens a partir dos 13 anos e adultos – touca preta