UNIDADES de saúde dos municípios estarão abertas para imunizar grupos prioritários
A campanha de vacinação contra a Influenza terá neste sábado, dia 13, o seu Dia D no Rio Grande do Sul. Nessa data, os municípios são orientados a realizar atividades de mobilização junto às comunidades para que a população procure os postos de vacinação. A infecção respiratória por influenza se apresenta em formas leves ou agudas. O objetivo da estratégia de vacinação é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade em grupos específicos da população, considerados mais frágeis ou suscetíveis ao vírus.
A vacina contra a Influenza promove imunidade durante o período de maior circulação do vírus, além de reduzir o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos. Como a Influenza e a Covid-19 continuam sendo agravos de risco para a saúde pública, principalmente para as pessoas não vacinadas, é importante que a população aproveite este período de campanha para atualização da situação vacinal também contra a Covid-19. A Secretaria Estadual de Saúde recomenda, ainda, o uso de máscaras de proteção facial para pessoas com sintomas gripais e reforça que a população deve procurar atendimento médico nas unidades básicas de saúde para diagnóstico e tratamento.
Em Montenegro, a vacina contra a influenza está sendo ofertada em todas as unidades municipais de saúde, inclusive as do interior e unidade móvel, conforme a escala. A vacinação é voltada, neste momento, para pessoas dos grupos prioritários. Conforme a enfermeira responsável pelo setor de imunizações da Secretaria Municipal de Saúde de Montenegro, Nicole Ternes, a principal razão de se vacinar é evitar de contrair a doença, que pode acarretar em tratamentos prolongados, possíveis internações, complicações, sequelas e até mesmo o óbito. “É importante a população se conscientizar que os hospitais já estão superlotados e a causa principal das internações, neste período, se deve ao sistema respiratório. Essa vacina é conhecida da população, aplicada desde 1999, extremamente segura e eficaz”, enfatiza Nicole.
Para se vacinar é necessário levar a caderneta de vacinação e algum documento que comprove que o paciente se encaixa no grupo prioritário. O objetivo da campanha é vacinar 90% da população desses grupos. Conforme a enfermeira Nicole Ternes, até o momento, cerca de 13,5% dessa população se imunizou em Montenegro, o que ainda é um número muito baixo. “Precisamos que a população busque a vacina na unidade de saúde mais próxima para evitar a busca por consultas, medicações e até mesmo leito nos hospitais com a chegada do inverno”, finaliza.
Grupos prioritários
A estimativa de pessoas a serem vacinadas no Rio Grande do Sul, conforme os grupos prioritários, é de 4.973.674 habitantes. A meta é vacinar 90% de cada um dos grupos a seguir:
– Crianças (a partir dos seis meses a menores de seis anos de idade; e indígenas e com comorbidades – dos seis meses aos nove anos de idade)
– Trabalhadores de saúde (em atividades na assistência, vigilância, apoio, cuidadores, doulas/parteiras e estudantes prestando atendimento em serviços de saúde)
– Gestantes
– Puérperas
– Professores de todos os níveis
– Povos indígenas
– Populações Quilombolas
– Idosos com 60 anos ou mais de idade
– Pessoas em situação de rua
– Profissionais das forças de segurança e salvamento
– Profissionais das forças armadas
– Pessoas com doenças crônicas e não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade
– Caminhoneiros
– Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário
– Trabalhadores portuários
– População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Vacine-se:
Neste sábado, 13, somente as unidades com sala de vacinas estarão abertas em Montenegro, das 8hs às 16hs, sendo elas: USF1 Germano Henke, USF3 Industrial, USF6 Timbaúva/SMS e USF7 Centro.
Vacinação nos municípios da região
Pareci Novo
A UBS do Centro estará de portas abertas neste sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h, enquanto o Posto de Saúde do Despique funcionará das 8h30 às 11h para garantir a vacinação de todos.
Brochier
O Dia D de vacinação contra Influenza acontece neste sábado, no Posto de Saúde do Centro, das 8h às 17h.
Maratá
O local de vacinação no Dia D, neste sábado, será o Centro de Saúde, das 08h às 12h.
São José do Sul
O Dia D de vacinação contra influenza, será neste sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no Centro de Saúde Dom Diego.
Haverá ainda consulta com clínico geral e odontologia, além da realização de teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, mediante agendamento prévio. A Farmácia do Município também terá atendimento no dia.