Capriche na make, mas não corra riscos de saúde

De quem faz make completo até aquelas que usam só “um batonzinho”, a preocupação com a estética faz parte da rotina feminina. Mas há alguns cuidados necessários para que essa vaidade não gere problemas sérios. É que a maquiagem, se de má qualidade ou aplicação incorreta, pode causar alergias e irritabilidade da pele. É bom cuidar, sobretudo, quando for maquiar a região dos olhos, mais sensível.

Segundo a dermatologista Themis Colla, qualquer maquiagem ou creme da área dos olhos pode desencadear uma dermatite de contato alérgica. Esse processo é de característica individual. “O próprio organismo desenvolve anticorpos contra a substância aplicada sobre a pele e, assim, começa uma cascata de reação inflamatória que gera coceira, vermelhidão e inchaço, que denominamos dermatite”, explica.

As alergias nas áreas dos olhos são extremamente comuns e têm como motivo principal cremes ou maquiagens aplicadas diretamente nestes locais. Na suspeita de uma dermatite de contato é indicado suspender todo e qualquer produto neste local. Isso vale para quem utiliza o mesmo cosmético há bastante tempo. “Mesmo que já estejamos acostumados a usá-lo por um bom tempo, é indicado suspender. Compressas frias com chá de camomila podem ser aplicadas para o alívio dos sintomas”, diz Themis Colla.

Para evitar problemas, o melhor é higienizar a área dos olhos duas vezes ao dia, de forma suave e sempre evitando o contato do produto com a mucosa ocular. Para a remoção de maquiagem neste local, ela indica soluções micelares – um produto que parece água e, sem ardência, serve para higienizar, demaquilar e tratar a pele do rosto – aplicadas com discos de algodão.

Themis Colla, dermatologista, make, maquiagem, cuidados, olhos
Themis Colla, dermatologista

As peles secas, destaca Themis, precisam receber hidratantes, geralmente duas vezes ao dia, ou conforme necessidade. As peles oleosas podem usar um serum, que é um veículo mais seco. E não basta caprichar na escolha do produto sem fazer a aplicação correta. “Sempre iniciar pela pálpebra inferior e, o restante do produto aplicar na pálpebra superior. Lembrar que essa é a pele mais fina do corpo humano”, diz Themis. Os pinceis e esponjas para maquiagem podem ser usados sem problemas, inclusive na área dos olhos, porém devem ser de uso individual.

Problemas oftalmológicos também ocorrem
E não são apenas questões dermatológicas. Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, a cada dez mulheres que maquiagem rotineiramente, duas apresentam problemas oculares. A causa está no uso indevido dos produtos. Compartilhar maquiagem, usar produtos vencidos, não higienizar corretamente os pincéis e o descuido na hora da aplicação tornam os olhos vulneráveis. O acúmulo de maquiagem na região das pálpebras e dos cílios pode causar o entupimento do canal lacrimal. Isso possibilita irritação, lacrimejamento e até infecções.

Entre os principais problemas oculares causados pelo uso indevido da maquiagem nos olhos está o lacrimejamento, coceira, irritação, inflamação da córnea, conjuntivite, obstrução do canal lacrimal por resíduos e a sensação de secura nos olhos.

Cuidados na hora de maquiar os olhos
Lápis de olhos e delineador: devem ser manipulados com cuidado no momento da aplicação para evitar traumas mais sérios na córnea. Não aplique o produto em locais de movimento, como no trânsito. O balanço pode gerar um acidente grave. Aplique o delineador ou lápis de olho somente por baixo da borda palpebral ou por volta da linha d’água, a fim de evitar tanto o entupimento das glândulas da pálpebra quanto possíveis traumas dentro do olho.
Rímel: dê preferência ao rímel a base de água. Lave as escovas do rímel com frequência e assim diminua o risco de contaminação. Evite os produtos à prova d’água. Eles são sim mais duráveis, mas, isso, apesar de bom para o make é ruim para a saúde.
Sombra: as com glitter, purpurina ou brilhos são mais arriscadas. Eles podem cair dentro do olho causando irritações. Higienize os pincéis com frequência para evitar a contaminação.

Não esqueça

– Compre produtos de qualidade e fique de olho na validade;
– Lave as mãos antes de aplicar a maquiagem nos olhos;
– Feche os cosméticos após o uso para evitar contaminações;
– Dê preferência a produtos hipoalergênicos, produzidos para evitar alergias;
– Não compartilhe a maquiagem;
– Sempre remova a maquiagem antes de dormir;
– Na região dos olhos, utilize demaquilantes próprios e adequados;
– Em caso de irritação, cesse o uso do produto.

Últimas Notícias

Destaques