Campanha Nacional de Vacinação começa hoje

Hoje, 6, inicia a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. Em Montenegro, as quatro salas de vacina estarão oferecendo as doses. A necessidade de ampliar a cobertura vacinal neste ano veio, principalmente, após doenças já erradicas no Brasil ressurgirem. Caso do sarampo, que não era registrado desde 2015 no país e voltou a fazer vítimas. Foram 1053 casos da doença confirmados, de acordo com o Ministério da Saúde.

Todas as crianças de um ano a menores de cinco anos devem se vacinar contra a poliomelite e o sarampo, independentemente da situação vacinal. Responsável pelo setor de vacinação em Montenegro, a enfermeira Nicole Ternes, da Vigilância em Saúde, destaca que a Campanha tem previsão de encerramento em 31 de agosto.

No Rio Grande do Sul, são mais de 528 mil crianças na faixa etária e a meta é vacinar, pelo menos, 95% delas.
Já o dia D de mobilização nacional está programado para ocorrer no sábado (18), quando aproximadamente 2 mil postos de vacinação no Estado estarão abertos para a imunização.

Salas de vacinação e horários
ESF1 – Germano Henke
8h às 11h/13h às 16h
ESF3 – Industrial
8h30min às 11h30min/13h30min às 16h30min
SMS – Timbaúva
7h30min às 18h
UBS – Centro
7h30min às 16h30min

Saiba mais sobre as doenças
Sarampo
O sarampo não era registrado no país desde 2015. Contudo, neste ano, voltaram a ser registrados diversos casos. No RS, até o momento, são 13 casos confirmados em pessoas com histórico de viagem à Europa e ao Amazonas ou contato próximo.
Poliomelite
A pólio, também chamada de poliomielite ou paralisia infantil, está erradicada do Brasil desde 1994.
Neste modelo da campanha que ocorre este mês, a vacinação é indiscriminada, ou seja, ela é indicada para todas as crianças dessa faixa etária, independente se estão com as doses de rotina em dia ou não e desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.
Vacinas
As vacinas utilizadas para esta estratégia serão a vacina oral da poliomielite (VOP) e a tríplice viral, que protege contra o sarampo, rubéola e caxumba.
A vacina da pólio está disponível durante o ano todo nos postos e é indicada para crianças menores de 1 ano de idade em 3 doses: aos 2 meses, aos 4 e 6 meses, todas elas injetáveis. A proteção é completada com dois reforços da vacina oral.
Em relação ao sarampo, a proteção ocorre por meio da vacina tríplice viral, indicada quando a criança completa 1 ano de idade. Aos 15 meses, ela é complementada com a vacina tetraviral.

Últimas Notícias

Destaques